Cover History - A origem e as versões da canção Se Enamora

O Dia dos Namorados está chegando e é quase impossível dissociar um grande amor de uma música romântica. Antigamente diziam que os casais apaixonados viam “passarinhos verdes”. Penso que além de ver e ouvir o cantar dos passarinhos, todos os casais embalam seus romances ao som de uma trilha sonora. 

É fato que esses corações adultos apaixonados foram os “corações apaixonados” da infância de outrora. E, certamente, esses corações que hoje possuem seus 40 e poucos anos devem ter tido na trilha sonora de suas infâncias alguma música da Turma do Balão Mágico. O grupo formado por Tob, Mike (filho do célebre criminoso inglês Ronald Biggs), Simony e Jair Oliveira (na época, Jairzinho, filho do saudoso Jair Rodrigues) fez um estrondoso sucesso no Brasil inteiro entre 1982 e 1986.


Com músicas que eram essencialmente versões adaptadas para o português de sucessos infantis estrangeiros ou composições nacionais antigas com temática infantil, o Balão Mágico teve como grande arquiteto para este intento Edgar Poças, compositor, letrista, maestro, produtor e músico responsável pela maioria das adaptações, arranjos e produção musical do grupo infantil. Vale registrar aqui uma sugestão para que visitem o blog de Edgar Poças, que traz várias informações destas composições bem como fotos dos rascunhos que deram origem a vários sucessos do Balão Mágico. 

Um ótimo exemplo de como essas versões em português foram exitosas é a canção Superfantástico, adaptada do idioma espanhol para o português por Poças cuja letra original fora composta por Gian Pietro Felisatti e Ignacio Ballesteros. Originalmente lançada pelo duo espanhol Enrique Y Ana em 1982, Superfantástico não obteve um grande sucesso por lá. Porém, aqui no Brasil a música estourou literalmente a boca do balão e marcou uma época.

Outra canção muito famosa do Balão Mágico e mais voltada para os casais apaixonados de todas as idades é Se Enamora. Afinal quem não se lembra da canção que fala daqueles namoricos que surgem na época da escola? 


A versão brasileira de Se Enamora lançada em 1984 foi baseada na versão espanhola lançada também pela dupla Enrique Y Ana, só que um ano antes (em 1983), no álbum Grandes Y Pequeños. A letra para idioma espanhol é de autoria da atriz, cantora e compositora Paloma San Basilio


A parte menos conhecida dessa história é justamente a música original. Se Enamora não nasceu na Espanha e sim na Itália no ano de 1982. A composição por lá foi batizada como È L’Amore (ou numa tradução literal É o Amor) gravada pelos cantantes infantis Loris Salzano e Monica Martelli.

È L’Amore foi concebida para participar do Ambrogino d'Oro, um dos festivais de músicas voltadas para o público infantil mais antigos da Itália e do mundo. O festival ocorria anualmente até 2012 na cidade de Milão e era sempre televisionado pela RAI. O evento, que em 1982 estava em sua décima primeira edição, teve justamente È L’Amore, composição de Giannino Gastaldo, como uma das 12 melhores canções infantis produzidas na Itália naquele ano.


Um fato curioso é que na edição do LP A Turma do Balão Mágico de 1984 os créditos de Se Enamora (È L’Amore) são dados a outros compositores como Vicenzo Giuffre, Monti e Garofalo além do próprio Gastaldo e Edgar Poças como podemos ver a seguir:


Contudo, em nossas pesquisas pudemos confirmar com 100% de certeza que apenas Gastaldo, Paloma San Basilio e, claro, Edgar Poças serem os verdadeiros letristas desta canção, ficando assim a dúvida se os outros citados são na verdade os responsáveis pela música/melodia.

Outro fato curioso sobre Se Enamora é que quando comparamos a letra original em italiano com as letras em espanhol e em português, podemos perceber claramente que as versões não são traduções diretas. Tanto Paloma San Basilio quanto Edgar Poças colocaram sua inventividade em ação para fazer os versos em seus idiomas nativos se encaixarem perfeitamente a melodia e temática original, fato que devemos ressaltar pois os autores tiveram o esmero em transmitir a mesma mensagem (a do “amor inocente”) utilizando vocábulos precisos que melhor se encaixariam para cada idioma de maneira clara e muito bonita para o público infantil. 

O resultado disto é que a letra em português de Se Enamora ficou tão linda de ser escutada quanto de ser simplesmente declamada como um "poeminha". Foi pensando nisto que em 2008 a Companhia Editora Nacional lançou a coleção “O Mágico do Balão” levando para os livros as letras de Edgar Poças feitas para o Balão Mágico. A coleção agrupou as composições por temas como a amizade, os sonhos, a liberdade e o amor, e para cada tema, foi lançado um livro. E, claro, no livro dedicado ao amor, Se Enamora é o destaque e dá o título à obra.


Vinte e cinco anos após o lançamento de Se Enamora pelo Balão Mágico, pudemos reavivar nossas ternas memórias por meio de uma linda releitura feita pela cantora Tiê. Lançada em 2009 como bônus track do primeiro álbum da artista paulistana intitulado Sweet Jardim, Se Enamora ganhou tons acústicos, encaixado num compasso mais lento. Tiê, que é dotada de uma lindíssima voz, conseguiu com essa cover arrebatar os corações dos fãs (agora trintões ou quarentões) do Balão Mágico, como também os corações apaixonados dos mais "novinhos", quem nem chegaram a assistir o Balão Mágico na TV.


Quando ouvi Tiê cantar Se Enamora me bateu uma saudade dessa época…

Hoje já com os meus 40 e tantos dá uma nostalgia quando ouço e revejo a Turma do Balão Mágico no YouTube; ver esse clipe com a turma toda e com a pequena Simony juntamente com Tob como se estivessem declarando seu amor um para o outro de uma maneira tão bonita e inocente dá saudade de um tempo bom que não nunca mais voltará.


Fontes:

POÇAS, Edgar. A Turma do Balão Mágico 3 - Blog do Edgar Poças - Disponível em: http://www.edgardpocas.com.br/category/musicas-letras/a-turma-do-balao-magico/a-turma-do-balao-magico-3/ - acessado em 01 de Junho de 2022. 

ZAMBIANCHI, Paola. Você já ouviu Edgard Poças, mesmo que não saiba disso - LABO Social - Disponível em: https://pluralsingular.com.br/por-dentro-da-farol-5/ - acessado em 01 de Junho de 2022.

BARCINSKI, André. Quem fez subir o Balão Mágico? - UOL Entretenimento - Disponível em: https://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br/2018/04/09/quem-fez-subir-o-balao-magico/ - acessado em 01 de Junho de 2022.

SERRALVA, Marcelo. Cinco Sucesso Infatis Brasileiros Que São Versões - Blog Marcelo Serralva - Disponível em: https://www.marceloserralva.com/site/cinco-sucessos-infantis-brasileiros-que-na-verdade-sao-versoes/ - acessado em 01 de Junho de 2022.

DAVINO, Leonardo. 56. Se Enamora - Blog 365 Canções - Disponível em: http://365cancoes.blogspot.com/2010/02/56-se-enamora.html - acessado em 01 de Junho de 2022.

GENNA, Antonio. Era ora in onda… #81 – La TV italiana dal 5 all’11 dicembre 1982 - Antonio Genna Blog - Disponível em: https://antoniogenna.com/2018/12/05/era-ora-in-onda-81-la-tv-italiana-dal-5-all11-dicembre-1982/ - acessado em 01 de Junho de 2022.

Busca por "Se enamora Balão Mágico" - Discogs - Disponível em: https://www.discogs.com/search/?q=se+enamora+bal%C3%A3o+m%C3%A1gico&type=all - acessado em 01 de Junho de 2022.

Busca por "Se enamora Enrique Y Ana" - Discogs - Disponível em: https://www.discogs.com/search/?q=se+enamora+enrique+y+ana&type=all - acessado em 01 de Junho de 2022.

Busca por "È L'Amore Loris Salzano"- Discogs - Disponível em: https://www.discogs.com/search/?q=%C3%88+L%27Amore+Loris+Salzano&type=all - acessado em 01 de Junho de 2022.

Busca por "Ambrogino d'Oro" - Wikipedia - Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/Ambrogino_d%27oro_(festival) - acessado em 01 de Junho de 2022.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.