Cover Records - Rider Hits - Vários Artistas [1997]

Em 1989 a agência de publicidade W/Brasil, de Washington Olivetto, começou a fazer comerciais para clientes, em especial para a sandália Rider (da empresa Grendene) famosa pelo "Dê férias para seus pés", usando canções como jingles. A ideia era recriar versões de músicas já consagradas, em sua maioria por um intérprete diferente, de forma a fazer essa associação da música com o produto, em comerciais mais longos que o normal. [1].


Nessa mesma época, Jorge Benjor (que havia acabado de adotar o “jor” que logo em seguida ficou separado “Ben Jor” [2]) gravou W/Brasil (Chama O Síndico) [3], música de 1990 que mencionava a agência homônima, Tim Maia (o síndico) e fatos do Brasil deste início de década.

O primeiro filme (de catorze [4]) foi com Jorge Ben Jor regravando sua Que Maravilha em 1993, parceria com Toquinho, que mais tarde teria uma versão reggae junto com os Paralamas do Sucesso no álbum de duetos Músicas Para Tocar Em Elevador [5] de 1997.


E os próprios Paralamas regravaram País Tropical de Jorge Ben Jor (música que já teve grandes versões com Wilson Simonal, Gal Costa e Ivete Sangalo - além do próprio Jorge) [6].


No mesmo ano de 1993, Rita Lee gravou Felicidade de Lupicínio Rodrigues.


E ainda em 1993 talvez a versão que mais ficou conhecida, Como Uma Onda (Zen-Surfismo) de Lulu Santos e Nelson Motta feita por Tim Maia.


Temos então a reinterpretação de Brasil Pandeiro pelos mesmos Novos Baianos (música de Assis Valente) [7] do grande álbum Acabou Chorare de 1972, versão lançada no ano da Copa do Mundo de futebol nos Estados Unidos em 1994.


Em 1994 a agência lança o CD W/Hits [8], com algumas das canções das propagandas da Rider até aquele momento, além de outras músicas usadas em outros comerciais. Entre os hits temos Moraes Moreira recantando Preta Pretinha, dele e do Luiz Galvão (Boticário), Coisa Mais Linda de Vinícius de Moraes e Carlinhos Lyra, com João Gilberto (Boticário) e Marina de Dorival Caymmi com Dick Farney (Boticário). E pérolas alternativas como Pense em Mim com Leandro e Leonardo (Bom Bril), e Rock do Jegue, com Genival Lacerda (Triton). What's Up? do 4 Non Blondes (Antarctica) e a latina Piensa En Mí com Linda Ronstadt. E ainda Maddy Maddy Cry com Papa San. Além de Jorge Ben Jor com Engenho de Dentro (que cita Washington Olivetto na pessoa física) e W/Brasil (Chama O Síndico).

No ano seguinte temos uma troca, Lulu regravaria O Descobridor dos Sete Mares em 1995, famosa na voz de Tim Maia (depois do mesmo ter gravado sua Como Uma Onda), onde vale destacar o detalhe: Depois de tudo negociado com Tim, que em momento algum disse que não era o autor, e com a música gravada, os verdadeiros autores, dois marinheiros, entraram em cena para cobrar direitos. Mesmo sem ser o autor da música nem o intérprete da versão para o comercial, o “síndico” fez questão de receber algo em troca. Como disse Lulu, “rolou um pedágio”. [9].


Também temos Nem Luxo, Nem Lixo de Rita Lee por Marina Lima (outro artista que mudou o nome e passou a adotar o Lima nessa mesma época [10]).


Já em 1996, É Hoje, samba enredo de Didi e Mestrinho para a União da Ilha em 1982 conhecida na voz de Caetano Veloso no disco Uns de 1983, reinterpretada por Fernanda Abreu.


E a música da Jovem Guarda, Vem Quente Que Eu Estou Fervendo de Carlos Imperial e Eduardo Araújo, famosa na voz de Erasmo Carlos, pelo Barão Vermelho de Frejat.


Mas o sucesso continuou tão grande que em 1997, a Grendene lançou o CD Rider Hits, coletânea que trazia interpretações de Sandra de Sá para Fame [11] (do filme homônimo de 1980) adaptada por Nelson Motta como Soul de Verão...


...e do Kid Abelha para Pingos De Amor de Paulo Diniz.


Além desta duas citadas, o CD contém 11 músicas [12]:
01 - Pingos De Amor - Kid Abelha
02 - Soul De Verão/Fame - Sandra De Sá
03 - Vem Quente Que Eu Estou Fervendo - Barão Vermelho
04 - O Descobridor Dos Sete Mares - Lulu Santos
05 - Nem Luxo, Nem Lixo - Marina Lima
06 - É Hoje - Fernanda Abreu
07 - País Tropical - Os Paralamas Do Sucesso
08 - Felicidade - Rita Lee
09 - Brasil Pandeiro - Novos Baianos
10 - Como Uma Onda - Lulu Santos
11 - Soul De Verão / Fame (Versão Reggae) - Sandra De Sá

Como podemos perceber, das 11, todas são covers com exceção feita a faixa 10 que surpreendentemente não trouxe a cover feita por Tim Maia para como Como Uma Onda e que acabou ficando com a original do Lulu.

E aqui temos um vídeo divulgação do disco com o próprio Kid Abelha:


A continuação de regravações continuou por 1997 com Elba Ramalho fazendo uma cover da música Paris de Carmen Miranda para um filme para a Copa de 1998 na França.


Em 1999 foi feita a regravação de Eu Também Quero Beijar de Pepeu Gomes pelo Cidade Negra.


Em 2003, numa fase fase com a troca de slogan de "Use Rider e dê férias para os seus pés" para "Let's Rider" temos a regravação de A Dois Passos do Paraíso da Blitz pelo Monobloco.


Em 2004, quando a marca Rider comemorou 18 anos de existência, o Skank regravou o sucesso Vamos Fugir de Gilberto Gil.


E por fim, em 2008 temos o Jota Quest regravando Além do Horizonte de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que seria a última da série de covers sensacionais gravadas para os comerciais da marca de sandálias.


Fontes utilizadas:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.