A felicidade só pode ser completa se você for bem-sucedido profissionalmente, tiver posses – casas, carros, etc; ter um bom casamento, filhos, viagens e estar na cidade grande. Será? Muitas vezes, ainda mais em tempos de redes sociais onde todos são felizes e perfeitos como num comercial de margarina, nos comparamos e nos pressionamos a sermos felizes para sociedade, sem nunca encontramos a nossa verdadeira felicidade.
A música Casinha Branca do cantor Gilson, lançada em 1979, composta em conjunto com os compositores Joran e Marcelo traz à tona um sonho atemporal: o de viver uma vida harmoniosa com paz interior, uma vida simples, humilde e feliz, longe da correria das grandes cidades onde podemos ver o sol nascer.
A tal casinha branca que serviu de inspiração para a música existe e fica em Piabetá, bairro da cidade de Magé/RJ. Deitado numa rede esticada num quintal bem amplo de uma casinha branca que fica no sÃtio pertencente à famÃlia do seu amigo e parceiro de composições, Joran, Gilson escreveu a letra em apenas 10 minutos. Na época, vivendo sozinho em São Paulo, no momentos de folga ele ia até Piabetá para descansar. Naquele momento de refúgio, Gilson buscou inspiração no local, na saudade que sentia vivendo longe da famÃlia e em seus sonhos.
A música foi lançada em compacto simples e vendeu mais de 400 mil cópias, levando disco de ouro e de platina, e entrou na trilha sonora da novela Marrom Glacê da Rede Globo em Agosto em 1979. Dado o sucesso obtido, Casinha Branca foi regravada por vários artistas como Maria Bethânia, Fabio Jr. e mais recentemente Roberta Campos.
Com certeza foi de sua vivência no Brasil que fez com que Jim se aproximasse dos artistas brasileiros e, talvez por isto, anos mais tarde ele viria a regravar Anna Julia dos Los Hermanos, com a participação de George Harrisson nas guitarras – história já contada aqui no 1001 Covers.
Porém a prova mesmo que ele era apaixonado pelo paÃs está registrado no disco Let The Thunder Cry de 1981. É neste disto que ele lançou a música Favela Music composição que fala diretamente sobre a cultura popular e os problemas sociais brasileiros.
E foi neste disco também que Jim gravou uma cover sensacional de Casinha Branca intitulada Old Photographs. A adaptação para o inglês não é uma tradução direta da letra original. Porém sua melodia e a essência continuam as mesmas. Old Photographs e Casinha Branca mostram que muitas vezes a felicidade não está lá fora e sim se encontra dentro do lar, junto dos familiares, dentro de nossas "casinhas brancas" e que, muitas vezes podem estar registradas em velhas fotografias.
inspirado, Persiolino!!
ResponderExcluirHehehe, mais ou menos! Fique surpreso em encontrar esta cover. Porém agora faz sentido para mim ele ter regravado Anna Julia.
ExcluirEssa música é eterna
ExcluirEssa música é eterna
ResponderExcluirMas, afinal, Casinha branca é original ou a melodia é do Jim Capaldi? Vi num comentário num blog que Jim Capaldi fez a melodia e Gilson e Joran fizeram a letra em português! Grato!
ResponderExcluirObrigado pela pergunta J.Goes, a melodia e letra é do trio Gilson / Joran / Marcelo.
ExcluirInclusive estou corrigindo os créditos no post. Jim Capaldi realmente só fez sua versão adaptada de Casinha Branca para o inglês.