0487 - Uptown Festival - Shalamar [1977]


Entre as maiores contribuições da era Disco para o mundo da música está o enorme número de covers dançantes de hits de décadas anteriores. Em sua forma mais pura, o movimento foi de 1974 – com os primeiros sucessos nas paradas – até 1979 com o Disco Demolition Night [1] – evento organizado por um radialista para “explodir” LPs de Disco music no intervalo de um jogo de baseball em Chicago (EUA) que terminou com um grande tumulto, contra a enorme popularização do gênero que estaria ameaçando o Rock, além de ter dominado o Grammy Awards desse mesmo ano.

Disco Demolition Night em 1979 - Comiskey Park em Chicago

Podemos dizer que o auge da Disco Music foi o ano de 1977, data do lançamento do filme Saturday Night Fever. No longa, a atuação e a força do personagem Tony Manero de John Travolta são responsáveis por catapultar os Bee Gees para o topo das paradas e do estouro do hino I Feel Love, com Donna Summer, produzido por Giorgio Moroder.

No meio dessa onda toda, que afetou a moda, novelas da Rede Globo (Dancin’ Days, 1978) e até artistas de rock como Rod Stewart (Do Ya Think I’m Sexy?), The Rolling Stones (Miss You), Blondie (Heart of Glass) e Kiss (I Was Made For Lovin' You) [2] começaram também a surgir versões novas para todo tipo de música e ainda tinha espaço para os pot-pourris. Um dos mais interessantes é Uptown Festival, da banda americana Shalamar, tanto pelo fato da sua origem, gravado por uma banda em estúdio e por juntar músicas de soul de quase 15 anos antes.

Grupo Shalamar na capa da lendária Jet Magazine

Composto na sua formação original por Howard Hewett, Jeffrey Daniel e Jody Watley, o grupo nasceu do programa de auditório Soul Train [2] (de Don Cornelius) e o álbum de estreia chamava-se Uptown Festival e o principal single (última faixa do lado A) Uptown Festival, contendo um medley com os maiores hits da Motown em versão Disco. Os membros do grupo foram contratados depois que o álbum já havia sido lançado, no melhor estilo Milli Vanilli [4], especialmente pelas danças que Jeffrey Daniel apresentava no show, dando assim uma cara para a canção.

O álbum foi lançado pela gravadora Soul Train e a partir do álbum seguinte mudaram-se para a Solar [5]. Vale dizer também que Jeffrey Daniel serviu de inspiração para alguns dos movimentos de dança de Michael Jackson, no melhor estilo "breakdancing"[6], quando aparecia dançando no programa [7].


Daniel foi contratado para ser o coreógrafo do Rei em Bad e Smooth Criminal no final dos Anos 80 [8].

Abaixo, Jeffrey Daniel no Top of the Pops 1982 com a música da sua banda Shalamar A Night to Remember. Ele faz o “moonwalk” ao vivo um ano antes da performance de Michael Jackson no aniversário de 25 anos da Motown em 1983.


Mas vamos ao medley. Uptown Festival revisita canções escritas pelo implacável trio Holland-Dozier-Holland [9] lançadas entre 1964 e 1967 para os artistas da gravadora de Detroit, a legendária Motown Records. São 10 canções as quais relembraremos aqui:

01 - Going To A Go-go de Smoking Robison & The Miracles [1965]

02 - I Can't Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch) dos Four Tops [1965]

03 - Uptight (Everything's Alright) de Stevie Wonder [1966]

04 - Stop! In The Name Of Love de Diana Ross & The Supremes [1964]

05 - The Same Old Song dos Four Tops [1965]

06 - Tears Of A Clown de Smokey Robinson & The Miracles [1967]

07 - Love Is Like An Itching In My Heart de Diana Ross & The Supremes [1966]

08 - This Old Heart Of Mine (Is Weak For You) dos Isley Brothers [1966]

09 - Baby Love de Diana Ross & The Supremes [1964]

10 - He Was Really Saying Somethin’ das Velvelettes [1964]

E por fim o medley com os covers [10] [11]... 

Primeiramente, a Versão 12'' com todas as músicas:


E finalizando com o clipe da versão editada ou Part 1 retirado do programa Soul Train, terminando em The Same Old Song dos Four Tops.


Fontes utilizadas:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.