0487 - Uptown Festival - Shalamar [1977]


Entre as maiores contribuições da era Disco para o mundo da música está o enorme número de covers dançantes de hits de décadas anteriores. Em sua forma mais pura, o movimento foi de 1974 – com os primeiros sucessos nas paradas – até 1979 com o Disco Demolition Night [1] – evento organizado por um radialista para “explodir” LPs de Disco music no intervalo de um jogo de baseball em Chicago (EUA) que terminou com um grande tumulto, contra a enorme popularização do gênero que estaria ameaçando o Rock, além de ter dominado o Grammy Awards desse mesmo ano.

Disco Demolition Night em 1979 - Comiskey Park em Chicago

Podemos dizer que o auge da Disco Music foi o ano de 1977, data do lançamento do filme Saturday Night Fever. No longa, a atuação e a força do personagem Tony Manero de John Travolta são responsáveis por catapultar os Bee Gees para o topo das paradas e do estouro do hino “I Feel Love”, com Donna Summer, produzido por Giorgio Moroder.

No meio dessa onda toda, que afetou a moda, novelas da Rede Globo (Dancin’ Days, 1978) e até artistas de rock como Rod Stewart (Do Ya Think I’m Sexy?), The Rolling Stones (Miss You), Blondie (Heart of Glass) e Kiss (I Was Made For Lovin' You) [2] começaram também a surgir versões novas para todo tipo de música e ainda tinha espaço para os pot-pourris. Um dos mais interessantes é Uptown Festival, da banda americana Shalamar, tanto pelo fato da sua origem, gravado por uma banda em estúdio e por juntar músicas de soul de quase 15 anos antes.

Grupo Shalamar na capa da lendária Jet Magazine

Composto na sua formação original por Howard Hewett, Jeffrey Daniel e Jody Watley, o grupo nasceu do programa de auditório Soul Train [2] (de Don Cornelius) e o álbum de estreia chamava-se Uptown Festival e o principal single (última faixa do lado A) Uptown Festival, contendo um medley com os maiores hits da Motown em versão Disco. Os membros do grupo foram contratados depois que o álbum já havia sido lançado, no melhor estilo Milli Vanilli [4], especialmente pelas danças que Jeffrey Daniel apresentava no show, dando assim uma cara para a canção.

O álbum foi lançado pela gravadora Soul Train e a partir do álbum seguinte mudaram-se para a Solar [5]. Vale dizer também que Jeffrey Daniel serviu de inspiração para alguns dos movimentos de dança de Michael Jackson, no melhor estilo "breakdancing"[6], quando aparecia dançando no programa [7].


Daniel foi contratado para ser o coreógrafo do Rei em Bad e Smooth Criminal no final dos Anos 80 [8].

Abaixo, Jeffrey Daniel no Top of the Pops 1982 com a música da sua banda Shalamar A Night to Remember. Ele faz o “moonwalk” ao vivo um ano antes da performance de Michael Jackson no aniversário de 25 anos da Motown em 1983.


E aqui temos Michael Jackson cantando e dançando Billie Jean em Motown 25: Yesterday, Today, Forever em 1983:


Mas vamos ao medley. Uptown Festival revisita canções escritas pelo implacável trio Holland-Dozier-Holland [9] lançadas entre 1964 e 1967 para os artistas da gravadora de Detroit, a legendária Motown Records. São 10 canções as quais relembraremos aqui:

01 - Going To A Go-go de Smoking Robison & The Miracles [1965]

02 - I Can't Help Myself (Sugar Pie, Honey Bunch) dos Four Tops [1965]

03 - Uptight (Everything's Alright) de Stevie Wonder [1966]

04 - Stop! In The Name Of Love de Diana Ross & The Supremes [1964]

05 - The Same Old Song dos Four Tops [1965]

06 - Tears Of A Clown de Smokey Robinson & The Miracles [1967]

07 - Love Is Like An Itching In My Heart de Diana Ross & The Supremes [1966]

08 - This Old Heart Of Mine (Is Weak For You) dos Isley Brothers [1966]

09 - Baby Love de Diana Ross & The Supremes [1964]

10 - He Was Really Saying Somethin’ das Velvelettes [1964]

E por fim o medley com os covers [10] [11]... 

Primeiramente, a Versão 12'' com todas as músicas:


E finalizando com o clipe da versão editada ou Part 1 retirado do programa Soul Train, terminando em The Same Old Song dos Four Tops.


Fontes utilizadas:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.