Discovers - R.E.M. - Out Of Time [1991]

(Discovers é um tópico do 1001 Covers que se dedica a trazer covers para todas faixas de um disco clássico - caso tenha alguma sugestão escreva para 1001covers@gmail.com)


Em 12 de março de 1991 era lançado o sétimo disco de estúdio do R.E.M., o Out Of Time. Trinta anos se passaram e Out Of Time não ficou perdido no espaço-tempo e muito menos esquecido pelos fãs mundo afora. Vários sites especializados comemoram o seu trigésimo aniversário. Um disco com uma sonoridade que continua atual e que por isto mesmo merece toda nossa reverência. 

O ano de 1991 foi repleto de lançamentos sensacionais e fundamentais para os anos que viriam a frente. Foi naquele ano que saiu Nevermind do Nirvana e Ten do Pearl Jam, discos que ditariam os rumos do rock mundial com o grunge até mais ou menos 1994. O rei do pop Michael Jackson, lançou ótimo  Dangerous, o Metallica lançou o excelente Black Album, o U2 vinha com Achtung Baby (e o hit One) e o Guns N’ Roses lançou o seu duplo Use Your Illusion I e II, apenas para citar alguns.

Com tantos discos clássicos, Out Of Time poderia ficar no ostracismo ou até mesmo esquecido em algum lugar dos anos 90. Mas felizmente não foi o que se sucedeu... 

A banda de Athens, Georgia, estava numa fase de experimentar novos processos de criação musical. Além disto, o R.EM. havia lançado anos antes o disco Green, o primeiro com a gravador Warner Music e que levou a banda fazer uma turnê extensa mundo afora. Então, uma nova turnê para divulgar um novo trabalho estava totalmente fora de cogitação. Portanto, com a banda querendo experimentar novos “caminhos” e a decisão de ficar mais em estúdio e não fazer uma turnê para divulgar um novo disco, fez com que executivos da gravadora vissem um risco ao fracasso iminente. Porém, o R.E.M. acreditou em seu sucesso e acertou precisamente ao fazer um trabalho diferente, mais pop do que seus discos anteriores. 

Neste momento já sabemos do enorme sucesso alcançado e de toda a história. Out Of Time é até hoje o mais exitoso trabalho de toda a discografia da banda norte-americana, sendo um dos mais vendidos de toda a década de 1990, com 4,5 milhões de cópias apenas nos EUA e outras 18 milhões nos demais rincões do mundo. O disco rendeu três prêmios Grammy para o R.E.M. em 1992 nas categorias Melhor Álbum de Música Alternativa e Melhor Vídeo Curto e Melhor Performance por um Duo ou Grupo com Vocal para a principal faixa do disco, Losing My Religion

Aliás, Losing My Religion proporcionou uma guinada na carreira da banda. Essa música se tornou uma espécie de marca registrada do R.E.M, aquela do tipo “hit radiofônico”, que toca muitas e muitas vezes no dial e que só de escutar seus primeiros acordes logo sabemos quem se trata de R.E.M. Tal sucesso talvez se encontre na letra da canção, que fala sobre a insegurança causada por um amor obsessivo não correspondido relatado por Michael Stipe e que tantas pessoas podem se identificar. Mas também a magia de Losing My Religion está na sonoridade trazida por instrumentos incomuns para o R.E.M. até então, como o órgão e o bandolim (que diga-se de passagem é muitíssimo bem executado por Peter Buck). 


Mas, o R.E.M. tinha muito mais “mágicas na cartola” de Out Of Time. Começando com a divertida música de abertura Radio Song, que fazia uma crítica bem humorada sobre a músicas executadas de forma repetitiva pelos DJs nas estações e que deixam ouvinte com vontade de desligar o rádio. Em Radio Song o truque do R.E.M. foi fazer uma sonoridade tão diferente do que tudo que a banda havia produzido e ainda de quebra colocar um rapper, o KRS-One, amigo de Michael Stipe, que contribuiu com rimas de rap incluídas na canção – algo inimaginável até então para qualquer fã do R.E.M. E tinha ainda o pop descontraído, alegre e inocente de Shiny Happy People, que trazia outro “truque”: a participação da ótima Kate Pierson do B-52’s nos vocais. E se a magia traz emoção, como não se emocionar com o belíssimo folk melancólico de Half The World Away? Tudo isso sem falar de outras belíssimas músicas como Near Wild Heaven (que contou como Mike Mills como vocalista principal), Low e Country Feedback – esta última sempre citada por Michael Stipe como sua melhor composição.

Afirmar que Out Of Time é simplesmente brilhante chega a ser clichê. Ter conseguido se destacar em meio a tantos “concorrentes”, levando o R.E.M. a outros públicos é talvez o maior feito de Out Of Time. Mas sempre será necessário lembrar da ousadia da banda, por ter feito o que achava que precisava ser feito e o que seria melhor para a banda. Deve ser por isto que até hoje Out Of Time cativa muita gente. Novos fãs de R.E.M. surgem por conta deste disco. E para os mais velhos, é sempre gostoso relembrá-lo, ouvir aquilo que você não havia percebido na época. Então, que tal ouvir Out Of Time de uma forma diferente? Humildemente tentamos aqui selecionar as melhores covers para cada uma das faixas deste disco “trintão”. Confira: 

01 – Radio Song – Quivers [2020]
A banda australiana Quivers reproduziu por completo Out Of Time a pedido da gravadora americana Turntable Kitchen. O tributo foi lançado em Novembro de 2020 e traz uma releitura de Radio Song mais focada no trecho da letra que acho mais representativo da canção: The world is collapsing / Around our ears / I turned up the radio / But I can't hear it.

  

02 – Losing My Religion – Nina Persson e Nathan Larsson [2004]
Nina Persson líder e vocalista do The Cardingans e seu marido Nathan Larsson fizeram uma boa releitura de Losing My Religion sem grandes malabarismos, contando apenas com apoio de elementos eletrônicos. A cover foi lançada em 2004 como faixa da trilha sonora do filme dinamarquês Lad de små børn…


03 – Low – Jawbox [1992]
Do álbum tributo ao R.E.M. Surprise Your Pig de 1992, a banda Jawbox fez um excelente trabalho, transformando a morosa e soturna sonoridade da música original num verdadeiro rebento grunge, bem sujo. A melhor cover de Low já gravada até hoje (se não for a única).


04 – Near Wild Heaven – The Aeon Wanderers [2018]
Uma das faixas mais legais de Out Of Time com Mike Mills nos vocais. Contudo, quase não existem versões desta música. Obrigado a dupla The Aeon Wanderers por ter feito essa belíssima cover ficcional, com um vídeo que traz o exato sentimento de Near Wild Heaven.


05 – Endgame – Pick On Series [2001]
A instrumental Endgame certamente é para mim a introdução perfeita de Losing My Religion, sempre pensei assim. Mas logicamente nunca poderia ser pois é a quinta faixa do disco e Losing My Religion vem bem antes (segunda faixa). Mas estranho ainda é pensar que Endgame poderia dar um bom Bluegrass. E não é que deu? O grupo Pick On Series fez um ótimo trabalho adaptando Endgame para um dos ritmos mais tradicionais do sul dos EUA.


06 – Furry Happy Monsters (Shiny Happy People) – R.E.M. [1999]
Não é bem uma cover pois é o próprio R.E.M. cantando e tocando. Só que cantando e tocando com os monstros do tradicional programa infantil Vila Sésamo. Com uma letra totalmente adaptada que fala sobre estar alegre ou estar triste, a versão ficou bem “fofinha” e divertida, com direito inclusive a participação de Kate Pierson em forma de boneca Jim Henson.


07 – Belong – Quivers [2020]
Outra cover do Quivers lançada no tributo ao Out Of Time. Na original, o baixo é bastante marcante e a letra da música é praticamente declamada como se fosse um poema. Já essa cover é mais lenta e conta com vocal feminino, com intensa repetição do trecho “Those barricades can only hold for so long”, virando quase um mantra.


08 - Half A World Away – Editors [2019]
Em 2008 o R.E.M. surpreendeu o grupo inglês Editors quando eles fizeram uma cover da música Munich no programa Live Lounge BBC Radio 1. Daí em retribuição, no mesmo ano o Editors gravou uma cover de Orange Crush. Mas as homenagens do Editors ao R.E.M. não pararam aí. Em 2019 a banda de Birmingham gravou uma cover de Half A World Away num programa de rádio, no melhor estilo quem sabe faz ao vivo. OK, é bem verdade que estava tudo bem ensaiado, mas ao vivo qualquer erro é fatal. Mas não foi o caso! Execução perfeita.


09 – Texarkana – ONBC [2020]
O grupo dinamarquês ONBC gravou uma cover de Texarkana em 2019 com um estilo mais puxado para um dreampop que lembra algo que ficaria entre as bandas Slowdive e Lush, com tom bem mais remansado. Bem diferente da original. Boa cover!


10 – Country Feedback – Elizabeth Cook (feat. Jon Latham & Mike Mills) [2018]
Country Feedback é talvez a música mais bonita de Out Of Time e muitas vezes citadas pelo próprio Michael Stipe como sua predileta de toda a discografia do R.E.M. De tão boa, fica difícil de imaginar na voz de um outro artista, numa cover. Mas é preciso dizer que esta versão acústica interpretada por Elizabeth Cook, com participação de Mike Mills nos teclados e Jon Latham na guitarra, ficou muito boa mesmo.


11 – Me In Honey – Max The Lesser [2017]
Mais psicodélico do que a original, o Max The Lesser não tentou seguir os mesmos padrões vocais de Michael Stipe e Kate Pierson. Ao invés disto, o grupo musical formada na região de Ontário no Canadá colocou sua própria sonoridade, combinando vozes com as batidas de baterias pré-programadas em teclados e ótimos riffs de ukulele, encerrando com êxito este discaço.


E no Spotify você pode conferir também a playlist alternativa para este álbum:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.