Lista Minha - Camila Machado


O Lista Minha tem o prazer de trazer hoje a seleção feita por Camila Machado, amiga de longa data, aniversariante de semana que passou. O Lista Minha é todo seu Camila...

Me chamo Camila. Sou gaúcha, pós-graduada na área de Administração, estou na fase dos 30 e trabalho na indústria. Uma descrição nada emocionante, eu concordo! Sou bem caxias, mas também curto algumas coisas que podem ser bem legais se você topar, como gatos, crianças, exposições de arte, livros de filosofia e distopia, vegetarianismo, cinema e... música, muita música! Encerrei 2019 com duas metas claras (além do clichê “vida saudável”, é claro!): me tornar leitora assídua de Nietzsche e diversificar a playlist. De fato, as duas coisas têm forte conexão entre si, já que o sábio Nietzsche é certeiro ao anunciar que “sem música a vida seria um erro”. Comecei curtindo Mara Maravilha e Xuxa, mas a vida muda, vamos adquirindo novos gostos e nos tornando mais ecléticos, algo que fica muito claro em minha lista de covers. Espero que curtam!

01. David Bowie - Knock on wood (orginal Eddie Floyd)
Poderia resumir em uma frase: “Amo Bowie!”. Este som está no álbum “David Live” de 1974, início da fase pós-Ziggy Stardust: o cabelo, aos poucos, deixa de ser vermelho e a música se desafia em novos estilos. Com arranjos de soul que, no início, parecem estranhos aos ouvidos acostumados com o glam rock, o registro ao vivo traz algumas ótimas surpresas, como esta versão poderosa para a composição de Eddie Floyd.


02. Nirvana - The man who sold the world (original: David Bowie)
Aqui, no Acústico MTV, o Nirvana faz um cover que, sem dúvida, se tornou mais popular do que a faixa originalmente lançada por Bowie em 1971. Bom, eu amo Bowie (aliás, já disse isso antes?), mas não sou obrigada à chatice do discurso “essa música é dele e a versão original é bem melhor”. Temos que admitir, o Nirvana faz um ótimo trabalho ao repaginar o som e resgatá-lo como clássico para uma nova geração. 


03. Elis Regina - As curvas da estrada de Santos (original: Roberto Carlos)
Nos dias atuais, faz-se necessário lembrar de Elis, a intérprete perfeita e visceral! Ela escolhe um hit da Jovem Guarda (ou melhor, do Rei!) para colocar toda a sua verdade. O resultado é um jazz impecável e emocional, nada mais adequado para o fim de um grande amor.


04. Aretha Franklin - Respect (original: Otis Redding)
A Rainha do Soul dá o troco e transforma uma música sexista em hino dos direitos civis, sobretudo das mulheres. Modifica alguns versos aqui, coloca seu vozeirão ali, introduz um backing vocal excepcional, acelera o ritmo e... está feita uma das mais influentes gravações do R&B de todos os tempos.


05. Elvis Presley - Bridge over troubled water (original: Simon & Garfunkel)
Esta música tem muitas versões, inclusive de Aretha Franklin e Johnny Cash. No entanto, a de Elvis, para mim, é a mais emocionante e me vejo aos prantos durante e ao final da canção. A letra é reflexiva, e o sentimento do Rei do Rock ao interpretar o gospel te coloca em estado de contemplação. É muita voz, é muito talento!


06. The Rolling Stones - I don't know why (I love you) (original: Stevie Wonder)
A melhor banda de rock n’ roll de todos os tempos, de acordo com a minha opinião (kkkk!!!), chama-se “The Rolling Stones”. O primeiro contato foi com “Angie”, aos 13 anos de idade, no rádio 3 x 1 da sala de casa. Depois, usei de toda a minha capacidade irritante para atormentar meus pais e ganhar o primeiro CD. Montei uma coleção, tatuei, fui a dois shows e Keith Richards tornou-se meu maior herói! Os Stones gravaram muitos covers ao longo de toda a carreira, mas este faz muito jus ao estilo da banda: com toda sua petulância, “sujaram” a música de Stevie Wonder, transformando-a em uma pedrada. Dizem que, durante a mixagem, receberam a notícia da morte de Brian Jones.


07. Led Zeppelin - I can’t quit you baby (original: Willie Dixon)
Led é selvageria total nas versões de blues que se propõe a fazer! Nada mais a declarar.


08. Chico Science & Nação Zumbi - Todos estão surdos (original: Roberto Carlos)
Avisei que a lista seria eclética... E mais um cover do Rei Roberto, porém com um novo clamor que ecoa nas cucas maravilhosas: “Você que está aí sentado, levante-se, há um líder dentro de você!”. Rock brasileiro, pernambucano, culturalmente diverso! Embola tantas vertentes, sem preconceitos ou padrões.


09. Guns N’ Rose - Knockin’ on heaven’s door (original: Bob Dylan) 
Acho que o Guns transformou esta música em hino, também repaginando uma canção para uma nova geração. A música ganha eletricidade com a guitarra substituindo o violão da versão original e a voz rouca de Axl no seu auge tem muito valor. Na verdade, ficou melhor (opinião de quem formou seus gostos musicais nos anos 1990)!


10. Judas Priest - Better by you, better than me (original: Spooky Tooth)
Um dos covers favoritos da vida! Se Judas Priest encosta, coloca peso, muito peso, e uma das vozes mais poderosas e versáteis do heavy metal. Músicos e estúdio foram levados ao tribunal por este som: alguns pais os acusaram de ocultar mensagens subliminares que induziram dois jovens ao suicídio. Obviamente, a história é muito triste, mas descabida. Foram inocentados, claro, e o registro está no Youtube, com direito a Rob Halford dando uma palinha no banco dos réus.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.