Cover Playlist - 3 canções do italiano Pino Daniele por artistas brasileiros


O cantor, músico e compositor italiano Pino Daniele foi, e continua sendo, um dos artistas mais importantes de seu país. Em Janeiro de 2015, ele infelizmente se foi; morreu de infarto fulminante em sua residência localizada na região da Toscana. Nascido em Nápoles no ano de 1955, Pino cultivou desde cedo um amor pela música. Com pouco mais de vinte anos, ingressou como baixista do Napoli Centrale, uma banda composta por músicos napolitanos e norte-americanos, criada por duas figuras históricas da cena musical napolitana: o saxofonista James Sanese e o baterista Franco Del Padre, ambos provenientes do grupo Showmen, famoso na Itália nos anos sessenta e setenta.

A paixão que o cantor e compositor tinha por gêneros musicais mais díspares, da melodia clássica napolitana ao jazz norte-americano, passando pelo folclore mediterrâneo ao R&B, o levou a criar um estilo musical único que ele próprio chegou a defini-lo como "Taramblù", uma mistura da tradicional Tarantela com o Blues. O resultado desta mistura pode ser percebido em suas todas composições, empre cheias emoção e melodia.

Em 1977, Pino iniciou sua carreira como artista solo e lançou o disco Terra Mia. Seu primeiro grande sucesso foi  Napule è,  canção que virou uma espécie de hino, um manifesto de esperança e de desilusões de uma geração inteira de italianos do final dos anos 70. Seu álbum de maior êxito foi Nero a Metà lançado em 1980 e que figurou na décima sétima posição da lista dos 100 melhores álbuns italianos de todos os tempos feita pela edição italiana da revista Rolling Stone.

Mas seu sucesso não se restringiu somente a terra da bota. Na Europa, nos EUA e inclusive no Brasil, as canções de Pino Daniele fizeram muito sucesso. Por isto, o 1001 Covers encontrou outras canções deste grande mestre do jazz e blues italiano em versões brasileiras. Nós já publicamos aqui no 1001 Covers a cover Bem Que Se Quis, famosa na voz de Marisa Monte com letra adaptada de Nelson Motta para a música E Po’ Che Fà, certamente a música mais lembrada de Pino Daniele aqui no Brasil.

Porém, há outros sucessos de Pino Daniele que ficaram conhecidos no Brasil por meio das vozes de outros artistas que quase nunca dão os devidos créditos ao seu verdadeiro autor. Então, vamos relembrar outras 3 canções deste grande artista napolitano que ganhou versões/adaptações no Brasil.

Outra História – Toquinho [1983]
Título original: Tutta 'nata storia
Lançamento original: Bella 'mbriana [1982]
Tutta 'nata storia foi lançado no disco Bella 'mbriana em 1982 por Pino. Já a versão/adaptação para o português foi feita por Toquinho e recebeu o título Outra História, lançada como a faixa de abertura do álbum Aquarela de 1983. Com este trabalho, Toquinho ganhou Disco de Ouro na Itália – com mais 100.000 cópias vendidas por lá – muito por conta música Aquarela, que teve parceria de dois outros artistas italianos, Maurizio Fabrizio e Guido Morra. Talvez por toda a influência italiana na música de Toquinho, ele foi o primeiro artista brasileiro a gravar uma canção de Pino Daniele adaptada para o português.



Cai Fora – Sandra de Sá [1985]
Título original: Mo Basta
Lançamento original: Bella 'mbriana [1982]
Muito antes de Marisa Monte fazer sucesso em 1989 com Bem Que Se Quis, uma versão da música E Po’ Che Fà do disco Bella 'mbriana, a cantora Sandra de Sá já tinha lançado em terras brasileiras no de 1985 a música Cai Fora, uma versão de Mo Basta, outra canção do mesmo disco de 1980. Esta versão de Sandra de Sá foi lançada no disco da série Armação Ilimitada. A produção do disco é de Nelson Motta, que também, “coincidentemente” é autor da versão de Mo Basta e E Po’ Che Fà.



Quando Chove – Patricia Marx [1994]
Título original: Quanno Chiove
Lançamento original: Nero a Metà [1980]
Quando Chove é uma versão para português feita por Nelson Motta da música Quanno Chiove do disco Nero a Metà de 1980. Lançada no álbum Ficar Com Você da cantora paulistana Patricia Marx em 1994, Quando Chove se tornou um grande sucesso no Brasil após se tornar música tema da protagonista Diná, do re-make da novela A Viagem, interpretada pela atriz Christiane Torloni.



Com estas belas recordações, ficam nossa admiração a Pino Daniele. Grazie!

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.