0474 - Love Will Keep Us Together - Captain & Tennille [1974]


É mais comum do que imaginamos uma música ser um estrondoso sucesso mundial através de uma cover e seu lançamento original passar desapercebido do grande público. E são estes casos que impulsionaram a construção do 1001 Covers lá em 2009. Sempre ficamos felizes quando descobrimos “velhas histórias novas” deste tipo, onde a cover fez mais sucesso que a original.

Certamente quem viveu os anos 70 e gosta de ouvir rádios soft-rock como Antena 1 ou Alpha FM já deve ter ouvido Love Will Keep Us Together. Como não era nascido nos anos 70, eu vim a conhecê-la pela primeira vez na sala de espera de um consultório dentário que frequentava muito nos anos 90 em São Paulo. Tinha meus 14 anos e achava um saco ficar aguardando as vezes por mais de 1 hora para ser atendido. Naquele tempo, por conta de um aparelho ortodôntico, ia quase toda semana neste consultório e sempre a música do ambiente era Antena 1 ou Alpha FM. Quase sempre eram os mesmos hits dos anos 70 que tocavam nestas rádios. E quase toda semana lá estava Love Will Keep Us Together tocando entre outras tantas músicas setentistas. Porém, quase nunca guardava quem eram os artistas/bandas/grupos daquelas músicas. 

Apenas no ano passado, enquanto ouvia algumas covers fabricadas em 2019, ouvi uma versão da cantora Aimee Mann com a banda JoCo Cruise para Love Will Keep Us Together que fazia uma homenagem a um cara chamado Darryl Dragon, que faleceu em 2019, do duo Captain & Tennille. Graças este vídeo relembrei das horas na sala de espera do consultório dentário e finalmente havia descoberto a autoria da música.


Se vocês ouvirem com calma o vídeo na parte final onde eles cantam “parararaaaa”, mais ou menos no minuto 4:20, vocês irão perceber que o guitarrista da banda JoJo Cruise e a Aimee Mann cantam “Sedaka is back”. Esta simples frase afirmativa me deu um estalo na hora e logo percebi “um cheiro de cover no ar”. Será que essa música era do Neil Sedaka? Mas essa cover da Aimee com o JoJo Cruise não era uma homenagem para o duo Captain & Tennille? Quem seria então o verdadeiro autor? 

De fato, descobrindo a história desta música, ela foi composta originalmente por Neil Sedaka e seu companheiro de composição de longa data chamado Howard Greenfield. Na época em que escreveram, Sedaka tinha caído tanto de popularidade que estava difícil de renovar seu contrato de gravação. Ele e Greenfield co-escreveram inúmeras canções ao longo dos anos, incluindo Breaking Up Is Hard To Do de 1961, que foi o primeiro grande sucesso desta parceria. Porém em 1973, a parceria de sucesso estava no fim. Os sucessos já não surgiam mais e não fazia sentido financeiro para a gravadora manterem os dois. Foi por isto que eles resolveram compor Love Will Keep Us Together em 1973, durante sua última sessão de gravação juntos, antes de Greenfield se mudar para a Califórnia e finalizar a parceria artística. A música é sobre um casal lutando para manter sua chama viva, mas Sedaka diz que ele e Greenfield estavam realmente escrevendo um sobre o outro. Pesquisando no site Song Facts, Sedaka disse que ele e Greenfield choraram quando terminaram de escrevê-la. 

A música Love Will Keep Us Together foi lançada no mesmo ano para o disco The Tra-La Days Are Over que saiu primeiramente na França em 1973 e não teve lançamento no mercado norte-americano. Apenas um ano depois, a canção fez sua estreia nos EUA no famoso álbum Sedaka's Back. Contudo, Love Will Keep Us Together não pairou no topo das paradas de sucesso. 


Um ano antes de Sedaka e Greenfield comporem Love Will Keep Us Together, o Capitão conheceu Toni Tennille. O Capitão era Darryl Dragon, um tecladista que fazia turnê como músico de apoio para os Beach Boys. Mike Love dos Beach Boys o apelidou de "Capitão Teclado", pois Darryl Dragon sempre usava chapéu de capitão de navio quando se apresentava no palco junto com os Beach Boys.

Quando os Beach Boys fizeram uma pausa em sua turnê, o Capitão viu anúncio num jornal em São Francisco para contratação de um tecladista para teste num musical chamado Mother Earth, que estava programado para estrear em Los Angeles. Toni Tennille era a co-escritora da peça, e ela contratou o Capitão após os testes. Ambos ficaram muito amigos e quando o musical terminou, Tennille ficaria sem um emprego. Com toda sua influência, o Capitão conseguiu que Tennille fosse contratada como uma segunda tecladista para uma nova temporada de turnê dos Beach Boys. Nesta época Tennille ficou conhecida como sendo única Beach Girl no meio dos Beach Boys. 

Sempre que o Capitão e Tennille tinham uma folga dos Beach Boys, eles costumavam tocar juntos. Percebendo seu potencial colaborativo e artístico, Tennille e Dragon começaram a se apresentar no Smokehouse Restaurant em Encino, Califórnia. Foi quando compuseram a canção The Way I Want To Touch You que a dupla começou a ganhar popularidade em uma estação de rádio local. E este sucesso acabou dando a oportunidade de assinarem com uma grande gravadora. Assim nascia Captain & Tennille. Logo de cara, o primeiro single de sucesso lançada em 1975 do Captain & Tennille foi justamente a cover Love Will Keep Us Together. 

Não existe um fator decisivo ou uma prova cabal que demonstra que esta cover é melhor que a versão original. Porém, ao meu modo de ver a cover do duo é simplesmente superior no quesito animação, contando com um arranjo mais para cima, até pelo uso de teclados. A própria interpretação vocal de Toni Tennille é mais animada. E além disto, sendo Captain & Tennille um casal, a letra da canção caiu como uma luva para eles.


Se original quase não foi lançada nos EUA, a cover conseguir alcançar o 1º lugar na parada de singles da Billboard Hot 100 e por lá ficou durante nove semanas consecutivas após sua estreia. A cover ganhou o prêmio Grammy de melhor gravação do ano e vendeu mais de 1 milhão de cópias só nos EUA. 

Com tanto sucesso, ̩ comum at̩ hoje as pessoas acharem que Love Will Keep Us Together seja uma m̼sica do Captain & Tennille e ṇo saberem que na verdade se trata de m̼sica de Neil Sedaka. Mas o fato mais legal desta cover (e que foi o mesmo fato que nos levou a escrever este post) ̩ homenagem feita por Toni Tennille na grava̤̣o cantando a frase "Sedaka is back" quase no fade-out, um grande reconhecimento ao verdadeiro autor da can̤̣o Рalgo que nem todos os artistas que gravam covers fazem.

Para terminar a história, meses após a gravação da cover, Toni Tennille e Darryl Dragon se casaram e viveram 39 anos juntos até que o amor não conseguiu mais mantê-los um ao lado do outro para sempre. Em 2014 o casal se separou e em 2019, Darryl Dragon veio a falecer. Hoje Tennille mora na Flórida com sua irmã. Mas Love Will Keep Us Together, apesar do fim do duo, ficará para sempre em nossas lembranças como sendo uma das melhores covers de todos os tempos!

Bonus - Uma linda apresentação de Neil Sedaka e sua banda com a dupla Captain & Tennille em algum momento dos anos 70:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.