0461 - Burned - Teenage Fanclub [1995]


Em apenas dois anos de existência (1966-68), o Buffalo Springfield fez uma baita revolução na música. Com três álbuns na discografia - um em cada ano no qual o grupo esteve em atividade -, lançou canções importantes como For What It's Worth, Rock 'n' Roll Woman e o tema deste post, Burned

O single de Burned foi lançado em 1966 e, posteriormente, a música foi inserida no homônimo álbum de estreia do grupo. Com vocal principal de Neil Young e backing vocals de Stephen Stills e Richie Furay, ela tem pegada country e melodia grudenta, com destaque para o trecho onde o solo de guitarra é precedido por curtos solos de baixo e de piano.

Para situar o leitor: o ano que marca o fim do Buffalo Springfield é também o início de uma banda formada por dois de seus integrantes, Young e Stills, que se uniram a David Crosby (The Byrds) e Graham Nash (The Hollies) para formar o Crosby, Stills, Nash & Young, dando continuidade e aprimorando o folk rock americano.



De um grupo sessentista para uma banda noventista, formada no final da década de 1980 em Bellshill, na Escócia: Teenage Fanclub, uma das bandas mais queridas do público indie/alternativo, embora nunca tenha "estourado" de fato. Com músicas que misturam a vontade de pular com o simples prazer de cantarolar escutando no sofá, os escoceses deram seu toque pessoal a Burned, respeitando a música - note que eles não inserem nada além do que a ela já tinha.

A cover integra o lado B do single de Sparky's Dream, musicão do álbum Grand Prix (1995). Assim como seu lado A, Burned é interpretada pelo baixista Gerard Love, que tem uma voz suave e um tanto quanto encantadora. Infelizmente, Love anunciou sua saída do Teenage Fanclub em agosto deste ano, e seu último show com a banda será em 15 de novembro, no Electric Ballroom, em Londres. Mas fica o seu legado para a banda e, quem sabe, uma promissora carreira solo.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.