0383 - Eva - Rádio Táxi [1983]


Todo Fevereiro tem carnaval. Só que às vezes cai em Março. A vida é assim também: nem sempre as coisas são do jeito que a gente imagina ser. No tocante a covers então, nem se fala. Quantas vezes você ouviu uma música pensando que o artista que a interpretava era o que originalmente a compôs e quando você pesquisou mais a fundo, descobriu que se tratava de uma cover?

Um bom exemplo disto, e que vem bem a calhar com esta época do ano é a música Eva. Afinal, quem nunca ouviu "Ivetinha" Sangalo com a Banda Eva (ou sem a Banda Eva, com Ivete já em carreira solo) em cima de um trio elétrico animando o Carnaval em Salvador? 


Mas se disséssemos que este clássico da axé music é verdadeiramente uma cover de uma música italiana, você acreditaria? Pois pode acreditar. É isto mesmo! Aliás, esta música também é mais um ótimo exemplo de quão enorme é a influência das músicas italianas no cenário musical brasileiro.



Voltando a canção deste post, Eva foi composta originalmente em 1982 pelo cantor e compositor nascido em Turim, Itália, Umberto Tozzi. Este artista fez muito sucesso na Itália e fora da Itália nos anos 70 com as músicas como Ti Amo e Gloria – esta última, talvez, seu maior sucesso comercial até hoje com regravações para vários idiomas, incluindo a cover feita pela cantora norte-americana Laura Branigan em 1982. Mas no Brasil certamente seu o maior sucesso foi Eva.


A canção que prevê a autodestruição da humanidade, salvando-se apenas um casal que embarcou numa astronave com destino ao espaço, foi regravada pela primeira vez no Brasil em 1983 pela banda de rock paulista Rádio Táxi, 13 anos antes da regravação feita pela Banda Eva.


Formada pelos músicos Lee Marcucci, Gel Fernandes, Mauricio Gasperini e Wander Taffo, o Rádio Táxi marcou a primeira geração roqueira nacional dos anos 80 a fazer sucesso. Lançada no segundo disco de estúdio do Rádio Táxi, de título homônimo, contou com a colaboração de Marcos Ficarelli para adaptação da letra ao português.


Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Ótimo. Veja se você consegue algo sobre a versão do Balão Mágico para a música "Se enamora".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, gostamos bastante desta indicação! Que clássico!!!

      Excluir
  2. A Versão De Eva Foi Feita Por Marcos Ficorelli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, na verdade é Marcos Ficarelli, com "a" e não "o". Corrigido! Obrigado

      Excluir