0274 - Trac-Trac - Paralamas do Sucesso [1991]

Bem, não sou nenhuma conhecedora de rock argentino, gostaria de conhecer mais para falar de algo que realmente eu conhecesse, além de informações da Wikipedia, mas vou tentar fazer o melhor.

Fito Páez não é um total desconhecido no Brasil, já fez apresentações por aqui e, acredito, muito disto devido às versões de suas músicas feitas pelos Paralamas do Sucesso.

Fito nasceu em Rosário sob a alcunha de Rodolfo Páez Ávalos. Aos 13 anos já era notado na escola por sua habilidade de não precisar ler partituras para tocar piano e aos 16 começa a participar de bandas até ser chamado, aos 19 anos, para integrar a banda de acompanhamento do músico Juan Carlos Baglietto que o leva para Buenos Aires. Lá, Fito participa da banda de um dos seus maiores ídolos: Charly García, um dos cantores mais importantes da Argentina.

Logo lança seu primeiro álbum solo, muito bem visto pela crítica musical, mas seu segundo disco de 1985, Giros, alcança grande sucesso e destaque na Argentina e América Latina com a música Yo Vengo A Ofrecer Mi Corazón, que é regravada por Mercedes Sosa anos depois; e em 1986 seu terceiro álbum tem participação de Caetano Veloso (aproximando Páez dos brasileiros ou os brasileiros de Páez?). Outra grande participação brasileira foi na turnê de seu disco de 1994, Circo Beat (no qual ele misturou Beatles em Sgt. Pepper's com uma boa pitada da Commedia Dell'Arte), em Palermo (bairro de Buenos Aires), juntaram-se a Fito no palco, Caetano, Djavan, Hebert Vianna e Thedy Corrêa (que foi o tradutor nesta parceria).

A música Track-Track (a grafia é diferente da versão dos Paralamas) faz parte do álbum Ciudad de Pobres Corazones, de 1987.


Fito continua sua carreira bem sucedida e de vez em quando faz show pelo Brasil. Notaram como a versão original é bem diferente? Parece "sombria" (até pelo vídeo) diferente da cover a seguir.

Os Paralamas do Sucesso já apareceram algumas vezes por aqui, fizeram grandes covers ao longo da carreira que começou de brincadeira em 1977 e só levada mesmo a sério a partir de 1981. Quando começaram os primeiros ensaios com Bi Ribeiro, Herbert Vianna e Vital (o da moto) que perdeu o posto para João Barone em 1982 - ele faltou numa apresentação, João assumiu as baquetas e a química entre os integrantes e o público fez o resto!

Sucesso de público e crítica, é uma das bandas mais queridas do público brasileiro, hispânico e até lusitano. Eles conseguiram ter uma carreira sólida, apesar de alguns tempos em baixa, acidentes graves e até censura, pela música Luiz Inácio (300 picaretas) do álbum de 1995 Vamo Batê Lata.

Gravaram Trac-Trac no álbum Os Grãos em 1991, considerado experimental por muitos.


Muito engraçada essa coisa de Direitos Autorais, na página da Vevo no Youtube o video que colocaram para Trac-Trac é de Caleidoscópio e constam várias reclamações por lá, mas... quem liga, não é mesmo? A música e o vídeo tem dono, e daí se está errado? Eu posso e bano mesmo quem puser o vídeo correto sem minha autorização, diriam...

Os vídeos corretos da música, mas de "terceiros" foram banidos do Youtube, bonito trabalho!

Postar um comentário

4 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Fito Paez é um grande artista. Acho que a música Yo Vengo Ofrecer Mi Corazón uma das mais bonitas de todo o cancioneiro latino-americano.

    Logicamente que existe a barreira da lingua, mas as músicas de Fito Paez e de tantos outros artistas latino-americanos deveriam ser mais valorizadas no Brasil. Acho que os argentinos valorizam mais a música brasileira do que os próprios brasileiros...

    Outra canção do Fito q particularmente gosto bastante é Lejos de Berlin...muito bom! Sem falar de 11 y 6 - en un cafe se vieron por causualidad cansados en el alma de tanto andar...adoro estas canções...

    Boa lembrança Regina...Em breve escreverei algo sobre Fito.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Pérsio, com certeza vc conhece muito de rock argentino para um ótimo post! vou aguardar sua postagem ;)

    ResponderExcluir
  3. Lembrei dessa música, mas não sabia que era cover, não. Os Paralamas têm uma levada mais ska, enquanto a original do Fito é mesmo mais sombria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão de Paralamas do Sucesso não tem levada ska, tem uma levada rock mesmo. A de Fito é bem mais sombria, soturna até, mas a cover está longe de ser algo "animada".

      Excluir