0495 - Vai Barracao (Barracão) - Les P'tits Loups Du Jazz [2013]

Nada mais clichê que num Dia das Crianças relembremos uma versão cantada por um coral de crianças. De fato, milhares de discos e compilações já foram lançados ao longo dos anos com coral compostos por crianças cantando grandes sucessos do pop-rock mundial. Sem falar que vira e mexe "viraliza" um vídeo de um coral de crianças cantando um clássico do rock’n’roll na internet e de repente vários comentários surgem dizendo que o rock estará salvo graças a essa nova geração de "roqueiros mirins". Portanto seria muito mais clichê publicar aqui um post de um coral de crianças cantando pop-rock.

Menos clichê talvez seja ouvir um disco dedicado ao público infantil com clássicos da nossa música brasileira. Recentemente o grande Roberto Menescal lançou seu projeto Bossinha Legal levando para esse público clássicos da bossa nova e outras composições originais brasileiras. Contudo, um disco mais surpreendente, que resgata estilos brasileiros como o samba e a bossa nova e outros quase esquecidos como o choro, o maxixe, o baião e até o coco, gravado por um coral de crianças francesas chamou a nossa atenção neste feriado. Me refiro ao disco Ça C'Est Bossa do grupo Les P'tits Loups Du Jazz, criado e dirigido pelo músico, compositor e produtor Olivier Caillard


Lançado em 2013, o disco contou com um coral de crianças de 6 a 14 anos de idade “recrutado” pelo próprio Olivier Caillard em Montpellier e que conseguiu também um arregimento de ótimos músicos e a colaboração de artistas franceses conhecedores e admiradores da música brasileira, como o ótimo percursionista Jérôme Viollet e a excelente instrumentista e compositora Aurélie Tyszblat.

O Ça C'Est Bossa conta com 11 canções inspirada nos estilos musicais brasileiros, todas cantadas de maneira lúdica e divertida. Dentre as faixas que compõe este disco, nos deparamos com uma cover inusitada; eles até poderiam ficar no "feijão com arroz" selecionando um clássico da bossa nova ou algo mais "óbvio". Entretanto, até nessa escolha o disco é admirável. A escolhida foi Barracão, composição de Luís Antonio e Oldemar Magalhães, um samba clássico lançado originalmente em 1952 na voz da cantora Heleninha Costa.


A versão mais famosa e que talvez tenha alcançado o maior sucesso foi gravada pela saudosa Elizeth Cardoso com o grupo Zimbo Trio e o ótimo Jacob do Bandolim em 1968, lançada nos famosos LP's duplos do MIS (Museu da Imagem e do Som) produzidos por Ricardo Cravo Albin.


A versão gravada pelo grupo Les P'tits Loups Du Jazz em Ça C'Est Bossa para Barracão começa com um pequeno cantor francês declamando os primeiros versos da canção num português praticamente em que não se nota sotaque. Na sequência, entra um pelo belíssimo arranjo musical que mistura a percussão clássica do samba com um cavaquinho e um trompete jazzístico. E claro, não se pode deixar de ressaltar a espontaneidade do coral mirim cantando lindamente a letra desse samba quase esquecido pela maioria de nós brasileiros.


Neste Dia das Crianças brasileiro, que é comemorado tradicionalmente em 12 de Outubro apenas por aqui (quando na maioria dos outros países é considerado o dia 20 de Novembro), o nosso presente para as crianças foi compartilhar esse clássico do samba na vozes dessas crianças franceses. E claro, recomendamos não deixarem de ouvir na íntegra o disco Ça C'Est Bossa, um bonito disco que resgata estilos da música brasileira tão esquecidos nos dias atuais.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.