0494 - Nowhere Fast - Meat Loaf [1984]

Neste post destacamos uma cover proveniente da sétima arte. Em 1984 estreou no cinema o filme Ruas de Fogo (tít. inglês Streets Of Fire). Escrito e dirigido por Walter Hill, o filme - cujo o título é baseado numa canção de Bruce Springsteen do disco Darkness On The Edge Of Town - Ã© uma espécie de ópera rock que narra a estória de um sequestro de uma cantora líder de uma banda de rock vivida pela atriz Diane Lane, envolvendo a temática de gangues e motocicletas.


Ruas de Fogo foi considerado um fracasso em termos financeiros pois não conseguiu espectadores suficientes para recuperar todo dinheiro gasto na produção do filme (principalmente relacionado ao fato de recriarem com bastante detalhes os bairros e as linhas de metrô da cidade Chicago dentro da Universal Studios em Hollywood). Apesar disso, o filme ganhou um certo status de cult, e acabou influenciando outros diretores e produtores de filmes que viriam a ser produzidos anos a frente, tudo graças ao fato do filme se passar num "ambiente" quase sempre escuro, retratando cenas noturnas e quase sempre chuvosas, um estilo iconográfico marcante que serviu de inspiração para vários filmes.

A trilha sonora foi produzida por Jimmy Iovine, fundador da Interscope Records e sócio de Dr. Dre nos fones Beats. Ela contém 10 músicas inéditas, gravadas por diferentes artistas como Ry CooderDan HartmanMarilyn Martin entre outros. Duas das 10 músicas foram compostas por Jim Steinman. Uma dessas composições foi justamente Nowhere Fast, cuja gravação ficou a cargo do grupo recém criado Fire Inc..

Curiosamente, Nowhere Fast não era para sequer ter existido. A música só foi criada porque os produtores do filme não conseguiram as autorizações necessárias para utilizar a música homônima de Bruce Springsteen, Streets Of Fire, na trilha sonora. Com isto, restaram aos produtores recorrerem a Jim Steinman para compor um novo tema às pressas. E assim nasceu Nowhere Fast.

Outro fato curioso está relacionado ao grupo Fire Inc. que ficou responsável por gravar este rebento de Jim. Criada especificamente para o filme, além de gravar Nowhere Fast, o Fire Inc. gravou também a música Tonight Is What Means To Be Young e c'est fini. Depois das gravações do filme, o Fire Inc. também acabou.

No filme, a banda fictícia Ellen Aim & The Attackers (liderada pela personagem de Diane Lane) executa uma performance "ao vivo" de Nowhere Fast, dublando a gravação de estúdio feita pelo Fire Inc.. As vozes originais da banda de estúdio são das cantoras Laurie Sargent (vocalista principal em Nowhere Fast) e Holly Sherwood (backing vocals).


Nowhere Fast tem uma ligação com os brasileiros que foram adolescentes em meados da década de 1990. Isto porque essa música era utilizada para anunciar os convidados que participariam do Programa Livre do Serginho Groisman no SBT.


Ao ouvi-la podemos perceber que Nowhere Fast é do tipo "rock wagneriano", um estilo muito presente nos trabalhos da cantora Bonnie Tyler e do cantor Meat Loaf. Até por isso, não foi uma mera coincidência o fato do Meat Loaf fazer uma cover de Nowhere Fast naquele mesmo ano de 1984.


Aliás, para quem não sabe, Meat Loaf (nascido Marvin Lee Aday) tinha uma forte ligação com o produtor e compositor Jim Steinman. Jim foi responsável por produzir os discos do Meat Loaf da trilogia Bat Out Of Hell (Bat Out Of Hell [1977], Bat Out Of Hell II: Back Into Hell [1993] e Bat Out Of Hell III: The Monster Is Loose [2006]). Com isso, foi quase que natural que o Meat Loaf fizesse uma cover desta música.

Podemos notar que a versão do cantor norte-americano é mais puxada para estilo hard rock melódico. A letra da cover do Meat Loaf é praticamente outra quando comparada com a letra original. De fato, apenas o refrão se manteve intacto. Podemos perceber também que a cover possui riffs de guitarra mais proeminentes do que a gravação original. O resultado final é praticamente uma "reconstrução total" onde quase não se percebe semelhanças com a gravação original.


Voltando a trilha sonora do filme, Nowhere Fast não foi a canção que mais se destacou. A música I Can Dream About You gravada por Dan Hartman foi a música mais exitosa dessa trilha, atingindo o Top 10 da Billboard em 1984 (e que continua a tocar até hoje nas rádios ao redor do mundo). 

Contudo, para os fãs de Meat Loaf essa cover marcou época. O Meat Loaf tocou Nowhere Fast ao vivo em quase todos os shows da turnê do disco Bad Attitude. Aliás, Nowhere Fast foi lançado como uma das faixas de Bad Attitude. O seu single de 7" (45 RPM) ganhou uma edição especial lançada no Reino Unido com um disco vinil no formato de motocicleta.


Apesar de não ser um dos hits da carreira do artista, Nowhere Fast se tornou uma das músicas prediletas dos fãs do trabalho de Meat Loaf.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.