Cover Playlist - 5 covers em tributo a Olivia Newton-John


O mundo perdeu hoje Olivia Newton-John. Natural de Cambridge, na Inglaterra, se mudou aos 5 anos de idade para Austrália. Por lá, ainda na sua adolescência, ela formou uma banda com amigas da escola e começou a se apresentar em programas musicais. De volta para Inglaterra, Olivia Newton-John lançou-se como cantora e fez muito sucesso ao gravar uma cover da canção If Not For You de Bob Dylan em 1971. O disco Let Me Be There de 1973 a levou pro mercado americano se tornando um destaque no estilo country music e lhe rendeu o seu primeiro Grammy como Melhor Artista Country Feminino daquele mesmo ano.

Em sua carreira como atriz, Olivia Newton-John foi uma grande estrela de um dos musicais de cinema mais populares de todos os tempos: Grease - Nos tempos da brilhantina, de 1978. Ela viveu a estudante Sandy, que se apaixona por Danny, vivido por John Travolta, com quem formou uma parceria incrível. Em 1998, durante uma entrevista, ela confessou: “Eu e o John Travolta tínhamos uma queda um pelo outro.” O papel rendeu a ela uma indicação ao Globo de Ouro. O sucesso do filme se tornou também um grande sucesso nos palcos de Nova York, resgatando o prestígio dos musicais na Broadway.

Mas foi como cantora que Olivia Newton-John dedicou maior parte de sua carreira artística. Foram 24 discos de estúdio, 4 álbuns ao vivo e 71 singles (compactos simples). Até hoje Olivia Newton-John é considerada uma das cantoras mais bem sucedidas de todos os tempos, contabilizando mais de 100 milhões de discos vendidos no mundo inteiro.

Suas músicas marcaram uma geração principalmente aqueles que eram adolescentes no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Ficam aqui nossas homenagens a essa grande artista com 5 covers de músicas que fizeram muito sucesso na carreira de Olivia Newton-John gravadas por outras vozes femininas, incluindo uma versão em italiano e outra em português.

05 - Magic - Juliana Hatfield [2018]
Do disco tributo Juliana Hatfield Sings Olivia Newton-John, a roqueira norte-americana de 55 anos decidiu que queria ser artista quando adolescente e encontrou inspiração em Oliva Newton-John. Sua paixão pela atriz e cantora foi tanta que Juliana assistiu 6 vezes o filme Grease no cinema. Esta cover de Magic é uma das melhores versões já gravadas para esta música em minha humilde opinião.


04 - Physical - Sophie Ellis-Bextor [2003]
Em 2003 a cantora inglesa Sophie Ellis-Bextor lançou uma versão modernizada e dançante da canção Physical que apareceu como uma faixa "escondida" da edição especial do seu segundo álbum Shot From The Hip.


03 - Sarah Blasko - Xanadu [2009]
A cantora e compositora australiana Sarah Blasko sempre se disse em entrevista ser uma grande fã de Olivia-Newton John muito por conta de sua mãe. Tanto é assim que em seu terceiro disco, As Days Follows Night, Sarah gravou uma linda versão de Xanadu apenas se utilizando de sua belíssima voz e do piano.


02 - Chi non cerca trova (A Little More Love) - Rita Pavone [1979]
Pesquisando para essa pequena homenagem a Olivia Newton-John acabamos encontrando essa jóia rara de adaptação para o idioma italiano da música A Little More Love feita pela excelente Rita Pavone. Essa versão foi lançada no disco RP'80 - pois é, apesar do título do disco mencionar 80, o disco foi lançado em 1979. O título da versão "Chi non cerca trova" pode ser traduzido como "Quem não procura encontra" e lendo traduções da letra para o português podemos perceber que não se trata de uma tradução direta da composição original em inglês.


01 - Vou para casa rever os meus pais (A Little More Love) - Bianca [1980]
Para fechar esta homenagem não poderia faltar uma versão brasileira. Essa cover gravada pela cantora mineira Bianca. Com uma carreira fugaz, foi um dos fenômenos das rádios no início dos anos 1980 e se tornou ícone de uma geração de jovens pós-ditadura militar. Aos quatorze anos, Bianca despontou para o sucesso com um compacto simples que trazia as músicas Os Tempos Mudaram (O Que Me Importa) e essa versão batizada como Vou pra Casa Rever os Meus Pais, essa ótima versão brasileira de A Little More Love.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.