0493 - Change The World - Eric Clapton [1996]


De modo geral, podemos dizer que “versão cover”, ou simplesmente “cover”, é um termo que tem sido utilizado nos últimos setenta anos para se referir a qualquer gravação ou apresentação de uma música por um artista que não seja o primeiro intérprete ou compositor original. Mesmo que a diferença seja de alguns meses ou dias, o primeiro artista que lançou a canção é o original e quem grava depois é considerado cover.

Fiz este preâmbulo pois apenas recentemente descobri que a canção Change The World cai justamente nesta situação. A interpretação de Eric Clapton é na verdade uma cover gravada poucos meses depois da gravação considerada original. Fiquei surpreso com essa constatação pois sempre pensei que essa música tivesse sido primeiramente gravada pelo lendário músico inglês.

Aqui no Brasil, Change The World já foi trilha de comercial de um grande banco brasileiro com uma versão gravada pela cantora paulista nascida em São José do Rio Preto, a ótima Bluebell. Quem não se lembra?


Como já comentamos várias vezes aqui no 1001 Covers, uma cover quase sempre ganha mais notoriedade, prêmios e reconhecimentos que a música original. Pobre do artista que a lançou primeiro. Este deveria também ter um reconhecimento por sua originalidade ou, no caso de intérpretes, reconhecimento por ter tido o “feeling” de ter escolhido de forma certeira uma composição para colocar sua voz. Entretanto, nem sempre é o que acontece e o artista que lançou a música primeiro quase sempre não aparece na história.

Change The World foi escrita no início dos anos 1990 por três compositores: Tommy Sims, Gordon Kennedy e Wayne Kirkpatrick. Curiosamente, segundo entrevista dada para a revista American Songwriter por Gordon Kennedy, um dos compositores, os versos da letra de Change The World foram feitos em partes pelos três compositores em momentos distintos, com os compositores em locais distintos. Apesar a separação física, a melodia e a letra deram liga e fizeram muito sucesso – com a cover e não com a gravação original, infelizmente. 

O primeiro artista a gravá-la e lançá-la comercialmente foi a cantora e compositora Wynonna Judd em Fevereiro de 1996. Change The World é a faixa número 3 do disco Revelations, terceiro trabalho de estúdio de Wynonna Judd. Antes de ser uma artista solo, ela se apresentava com sua mãe Naomi Judd, formando o duo The Judds, uma das mais exitosas duplas do gênero country music norte-americano, ganhadoras de 5 prêmios Grammy ao longo da década de 1980. Change The World não foi nem sequer lançada como um single de trabalho do disco Revelations e, por mais engraçado que possa parecer, não foi a música de maior sucesso deste álbum – a faixa de maior sucesso foi To Be Loved By You. Confira então Change The World em sua primeira gravação comercial lançada por Wynonna Judd:


Somente 5 meses depois do lançamento de Wynonna Judd que a cover feita por Eric Clapton foi lançada. O lançamento se deu por conta do filme Fenômeno (inglês: Phenomenon) estrelado por John Travolta, Kyra Sedgwick, Forest Whitaker e Robert Duvall. Eric Clapton recebeu a ajuda do músico, compositor e produtor musical Babyface. Mesmo sendo lançada como sendo uma das músicas da trilha sonora do filme, a cover teve também seu lançamento no formato compacto simples. 

A combinação de Clapton com Babyface, juntamente com a ótima melodia da música, trouxe ventos mais “pop” para o bluesman, conseguindo agradar uma gama imensa de pessoas, das que não conheciam ou conheciam muito pouco o seu trabalho, mas também os seus fãs de carteirinha. Change The World foi um novo “fenômeno” na carreira de Clapton, que voltou a ter um sucesso parecido com que ele havia conhecido quando fez a canção Tears In Heaven em 1991, que coincidentemente foi lançada por conta de um filme (Rush - Uma Viagem ao Inferno). 

Com esta cover de Change The World, Clapton e Babyface ganharam nada mais nada menos que 3 prêmios Grammy em 1997: o de melhor música do ano, melhor gravação do ano e melhor performance pop vocal.  


Pela pequena diferença de tempo entre o lançamento original de Wynonna Judd (Fevereiro de 1996) com a versão de Clapton (Julho de 1996) e pelo grandioso sucesso e reconhecimento positivo de crítica e de público da versão feita pelo lendário guitarrista, muitos – incluindo este que vos escreve – pensavam (e ainda pensam) que Change The World fosse uma composição original de Eric Clapton. 

Mas agora já posso ficar tranquilo e parafrasear a frase do comercial que usou esta canção como trilha: “descobrir que Change The World não é uma gravação original do Eric Clapton, para mim, isso sim muda o mundo!”. Se não muda, ao menos esclarece e reconhece o artista original.

Fontes:

Autor desconhecido. WYATT Performs soulful version of Eric Clapton's "Change The World" - Grammy. Disponível em: https://www.grammy.com/videos/wyatt-performs-eric-clapton-change-world-cover-reimagined-home - acessado em 25 de Julho de 2022.

TURNER, Shannon Wayne. Wynonna Set for CMT All Access Special - CMT News. Disponível em: http://www.cmt.com/news/1472765/wynonna-set-for-cmt-all-access-special-live-countrycom-chat/  - acessado em 24 de Julho de 2022.

COYNE, Kevin John. 100 Greatest Women, #10: Wynonna (The Judds) - Country Universe. Disponível em: http://www.countryuniverse.net/2008/06/21/100-greatest-women-10-wynonna-the-judds/ - acessado em 24 de Julho de 2022.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.