Cover Playlist - 12 covers da fábrica de sucessos Stock Aitken Waterman


Se é que se pode dizer que existe uma fórmula do sucesso na música, em meados dos anos 1980 eles encontraram essa fórmula. O trio de produtores britânicos Stock, Aitken & Waterman (conhecidos também pela sigla SAW) formado por Mike Stock, Matt Aitken, e Pete Waterman, fundaram a PWL Records e ficaram conhecidos como "the hit factory" que, como o próprio nome diz, e foram a "fábrica de sucessos" (não confundir com os estúdios The Hit Factory de Nova Iorque).

Alguns dos artistas que ainda hoje circulam pelas rádios FM devem seu sucesso, ou pelo menos o pontapé inicial de suas carreiras a esse trio. Ao logo dos anos, Stock, Aitken & Waterman emplacaram mais de 100 hits no Top 40 do hit parede britânico, venderam mais de 40 milhões de gravações e faturaram mais de uma centena de milhões de dólares.

O primeiro grande sucesso veio em 1984 com a música Whatever I Do (Wherever I Go) na voz de Hazell Dean e o primeiro número 1 nas paradas britânicas veio com You Spin Me Round (Like a Record) produzido para o grupo Dead or Alive em 1985, que diga-se de passagem, tinha um videoclipe que não saia da MTV.

(algumas das capas de discos produzidos pelo SAW)

E quando o assunto era cover, o trio SAW foi sem sombra de dúvidas muito perspicaz ao escolher canções de décadas anteriores (principalmente hits dos anos 1960) para serem vertidas para os jovens artistas que surgiam naquele início dos anos 1990; quase sempre essas covers se tornavam sucessos imediatos. Por isso, vale a pena relembrar 12 ótimas covers produzidas por essa "fábrica de sucessos" chamada Stock, Aitken & Waterman:

01 – Venus – Bananarama [1986]
Original: Shocking Blue
O primeiro cover de sucesso foi Venus, um hit dos anos 1960 do grupo holandês Shocking Blue, na voz do trio feminino Bananarama, que alcançou o primeiro lugar na Billboard nos EUA.


02 – Samba (Toda Menina Baiana) – Georgie Fame [1986]
Original: Gilberto Gil
No mesmo ano de 1986 a canção Toda Menina Baiana, grande sucesso do mestre Gilberto Gil, foi regravado pelo cantor britânico Georgie Fame numa versão com letra adaptada para o inglês feita pelo próprio cantor e produzido pelo trio SAW para um compacto simples lançado pela gravadora Ensign Records.


03 – Let It Be – Ferry Aid [1987]
Original: The Beatles
Em 1987 as portas para o sucesso de abriram de vez, nessa altura, produzindo para própria gravadora PWL. Os três produtores foram responsáveis pelo compacto simples feito pelo supergrupo de artistas formado para arrecadar fundos em prol das vítimas da embarcação MS Herald of Free Enterprise, que matou 193 passageiros ao tombar no meio do mar saindo da Bélgica para a Inglaterra. Liderados por nada mais nada menos do que Sir. Paul McCartney, o grupo Ferry Aid regravou Let It Be e foi direto para o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra.


04 – Get Ready – Carol Hitchcock [1987]
Original: The Temptations
Get Ready, sucesso lançado originalmente em 1966 pelo grupo The Temptations, foi regravado pela cantora australiana Carol Hitchcock. Àquela altura, Stock, Aitken & Waterman tinha alcançado um sucesso mundial com outra artista australiana, a então mocinha Kylie Minogue com a música I Should Be So Lucky (que foi até regravada pela Simony em 1989 e lembramos neste post). Por isso não era de se estranhar que outra cantora australiana também fosse produzida pelo trio.


05 – The Loco-Motion – Kylie Minogue [1988]
Original: Little Eva
Com o grande sucesso alcançado por Kylie Minogue com I Should Be So Lucky, os produtores britânicos aproveitaram para emendar uma cover da música The Loco-Motion, um super sucesso originalmente lançado pela cantora norte-americana Little Eva em 1962 e versionado pelos roqueiros do Grand Funk Railroad em 1974. Produzido para o primeiro álbum artista australiana, essa cover de The Loco-Motion que alcançou o segundo lugar das paradas britânicas em 1988.


06 – I Only Wanna Be With You – Samantha Fox [1989]
Original: Dusty Springfield
Canção original da cantora mezzo-soprano Dusty Springfield, I Only Wanna Be With You na voz da cantora inglesa Samantha Fox foi um grandioso sucesso em 1989, chegando ao primeiro lugar da parada de sucesso da Bélgica, Top 10 na França e Top 20 no Reino Unido. Uma curiosidade é que Samantha disse em várias entrevistas que I Only Wanna Be With You foi uma das primeiras canções que ela aprendeu a cantar quando criança graças a sua mãe que era admiradora de Dusty.


07 – Help! – Bananarama feat. Lananeeneenoonoo [1989]
Original: The Beatles
O grupo Bananarama fez mais uma cover com a marca SAW. Desta vez contando com a participação dos comediantes French & Saunders e Kathy Burke, que foram creditados como Lananeeneenoonoo (que é uma espécie de brincadeira com o nome Bananarama). A versão foi lançada em Fevereiro de 1989 como single beneficente para a organização Comic Relief (fundada por comediantes para arrecadar dinheiro para diversas causas humanitárias). Posteriormente a cover foi incluída no álbum Greatest Hits Collection do Bananarama. O single alcançou a posição de número três no UK Singles Chart e foi Top 10 em vários países.


08 – Sealed With A Kiss – Jason Donovan [1989]
Original: The Four Voices
O ano de 1989 muito prolífico para o trio, que continuou a lançar mais covers de sucessos. Talvez um dos maiores sucessos desta época produzido pelo trio foi a cover de Sealed With A Kiss na voz do então jovem cantor Jason Donovan, que alcançou o primeiro lugar da parada de sucesso britânica. Essa música originalmente lançada pelo grupo vocal The Four Voices também foi um grandioso sucesso aqui no Brasil com a versão gravada pela dupla Luan & Vanessa.


09 – Ain't Too Proud To Beg – Rick Astley [1989]
Original: The Temptations
A então nova sensação da música pop britânica, Rick Astley, regravou a canção Ain't Too Proud To Beg, lançada originalmente pelos The Temptations em 1966. Este foi o último single de Astley produzido pelo SAW. Na virada do Ano Novo de 2019 para 2020, como uma forma de celebrar os 30 anos desta regravação, Astley cantou Ain't Too Proud To Beg com a saxofonista YolanDa Brown no famoso programa Jools' Annual Hootenanny da BBC. Em 1989 o single alcançou o número 89 na Billboard Hot 100 e a 16ª posição da Adult Contemporary da Billboard.


10 – Tears On My Pillow – Kylie Minogue [1990]
Original: Little Anthony And The Imperials
Kylie Minogue lançou uma cover de Tears On My Pillow como o último single de seu segundo álbum de estúdio, Enjoy Yourself. Essa cover resgatou uma música lançada originalmente em 1958 pelo grupo vocal soul e R&B, Little Anthony And The Imperials. A versão da cantora australiana foi incluída também na trilha sonora do filme australiano The Delinquents (de 1989, dir. Chris Thomson – não confundir com o filme Os Delinquentes de Robert Altman de 1957), no qual Kylie estreia nas telonas como atriz. A cover alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart por uma semana em janeiro de 1990, e chegou ao Top 20 das paradas de sucesso australianas.


11 – Rhythm Of The Rain – Jason Donovan [1990]
Original: The Cascades
Outra cover na voz de Jason Donovan. Desta vez o cantor australiano foi muito feliz ao regravar o sucesso Rhythm Of The Rain do The Cascades. Essa versão chegou a nona posição das paradas britânicas e voltou a embalar muitos coraçõezinhos naquele início dos anos 1990.


12 – The End Of The World – Sonia [1990]
Original: Skeeter Davis
A cantora inglesa Sonia lançou a cover de End of the World, seu último trabalho com o trio SAW, em Agosto de 1990. Este também foi seu quinto e último single de trabalho do álbum de estreia, Everybody Knows. Curiosamente a cover de Sonia alcançou a 18ª posição nas paradas de sucessos no Reino Unido, a mesma posição alcançada pela canção original lançada pela cantora norte-americana Skeeter Davis em 1962.


Muitos jovens e adolescentes que viveram o final da década de 1980 e início dos anos 1990 cantaram e dançaram ao som do vários e vários hits que tinha a marca destes três produtores e, certamente, puderam descobrir (ou redescobriram) várias e várias músicas das antigas graças a estas covers produzidas por Stock, Aitken & Waterman. 

Stock, Aitken & Waterman foram um marco na música pop mundial. Poderíamos citar outras tantas covers produzidas por esse trio genial – sem falar das próprias composições que fizeram muito sucesso e inundaram as rádios FM naquela época (e continuam a tocar até hoje no dial). Por isso para conhecer outras covers do SAW disponibilizamos a playlist abaixo no nosso perfil no Spotify:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.