Cover Records - Labour of Love I, II, III & IV - UB40 [1983 - 2010]

É conhecida na futebol a frase: "Em time que está ganhando não se mexe". E para a banda de reggae britânica UB40, a fórmula de um disco com covers foi algo repetido ao longo da sua história, pela garantia de sucesso.


Formada em Birmingham em 1978, a banda emplacou o primeiro single em 1980 com Food for Tought. Mas foi justamente com uma cover dentro de um álbum apenas de covers, o Labour of Love [1] de 1983, que a banda conseguiu o primeiro lugar na Inglaterra com uma versão de Red, Red Wine de Neil Diamond, que também liderou as paradas de sucesso na mesma época. A canção de Neil Diamond já apareceu aqui no 1001 Covers na lista de Pedro Só [2] só que na versão de 1969 feita pelo cantor jamaicano Toni Tribe - que talvez tenha sido a verdadeira fonte de inspiração para o grupo britânico.


O álbum ainda contava com outros singles. Versões de Please Don't Make Me Cry de Winston GroovyMany Rivers to Cross de Jimmy Cliff (do filme The Harder They Come) [3] de 1972 e Cherry Oh Baby de Eric Donaldson.

A banda voltaria a fazer covers dois anos depois, nesse dueto já descrito aqui no blog, com a vocalista da banda PretendersChrissie Hynde, na regravação de I Got You Babe de Sonny & Cher, alcançando assim novamente o número 1 nas paradas.


Em 1987 novo cover, dessa vez dos Jackson 5, com Maybe Tomorrow.


Então, em 1988, tentando voltar ao topo das paradas, novo cover- novamente com Chrissie Hynde Breakfast in Bed, versão para a música original de Dusty Springfield de 1969.


E eis que em 1989 chega a hora de repetir a fórmula e tentar um novo disco só de covers. Labour of Love II, com destaque para os singles: Homely Girl das Chi-Lites, Here I Am (Come and Take Me) de Al Green.


Além de Kingston Town de Lord Creator e The Way You Do the Things You Do dos Temptations. O album consegue o número 3 nas paradas e dois singles no Top 10.


Em 1990 um dueto com Robert Palmer e novo cover, I'll Be Your Baby Tonight, dessa vez um sucesso de Bob Dylan.


Então, em 1993 o UB40 conseguiu alcançar novamente as paradas de sucesso com a cover de (I Can't Help) Falling in Love with You, conhecida na voz de Elvis Presley no filme Blue Hawaii [4] e que se tornou talvez uma das regravações mais conhecidas do grupo ao lado de Red, Red Wine.


Do álbum Promises and Lies desse ano em diante a banda não conseguiu mais o destaque dos últimos 10 anos [1983-1993].

Em 1994, à parte do UB40, o vocalista da banda Ali Campell e seu irmão Robin, se juntaram a Pato Banton para regravar uma canção dos Equals, Baby Come Back.


O UB40 repete novamente a fórmula em 1998 com Labour of Love III. Remetendo a 1983 regravam Neil Diamond outra vez com Holy Holy além das covers de duas lendas do reggae Bob Marley Soul Rebel e Peter Tosh Legalize It. O album até consegue um Top 10 mas nenhum single emplaca.

Em 2003 foi lançada a coletênea com os 3 Labours of Love: Labour of Love, Volumes I, II and III – The Platinum Collection.


Em 2008 a banda se desmonta e perde dois dos seus principais membros, o vocalista Ali Campbell (subtituído por outro irmão Duncan Campbell) e o tecladista Mickey Virtue. Isso em virtude da uma disputa pelo gerenciamento do grupo.

E já com o novo vocalista, continuam a série em 2010 e lançam Labour of Love IV com covers os Get Along Without You Now, Bring It On Home to Me e Tracks of My Tears, mas sem conseguir o destaque dos anos anteriores.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.