0489 - Everything I Own - Boy George [1987]


Mais conhecido como o rosto da sua banda Culture Club, Boy George embarcou numa carreira solo depois da dissolução do grupo em 1986 e de cara conseguiu liderar as paradas no seu primeiro esforço solo.


Originalmente gravada pelo Bread em 1972, escrita por David Gates, Everything I Own, que aparentemente fala de um amor perdido na verdade é sobre o pai de Gates, que havia falecido cerca de 9 anos antes. A canção chegou ao número 5 na Billboard e apareceu diversas trilhas sonoras de novelas recentes como Amor Eterno Amor (2012) [1] e Pé Na Cova (2015) [2], mas teria caído bem nas trilhas internacionais de 1972 como O Bofe, O Primeiro Amor, Selva de Pedra ou Uma Rosa Com Amor, que traziam muitas músicas românticas.

Everything I Own ganhou uma nova versão feita pelo cantor de reggae Ken Boothe em 1974. Curiosamente em sua versão, Boothe canta “Anything I Own” apesar de manter “Everything” no título [3]. A cover conseguiu o primeiro lugar nas paradas britânicas daquele ano.


Em 1987, numa fase difícil na sua vida pessoal, depois da prisão por posse de heroína, Boy George volta às raízes do primeiro sucesso do Culture Club (Do You Really Want to Hurt Me?, que tinha uma levada reggae) e faz uma cover de Everything I Own mais parecida com a versão de Ken Boothe do que com a original do Bread. Essa versão fez parte da trilha sonora da novela de Brega & Chique [4] naquele mesmo ano.


A cover foi gravada nos estúdios AIR na famosa ilha de Montserrat [5] no Caribe, onde grandes artistas trabalharam, depois que George Martin o montou em 1979, até a destruição da ilha pelo furacão Hugo em 1989 (e depois o vulcão Soufrière Hills em 1995). Essa história virou documentário...


...e gerou um show beneficente [6] em 1997 para levantar recursos para a recuperação da ilha, com grandes nomes da música como Elton John, Paul McCartney, Mark Knopfler, Phil Collins, Eric Clapton e Sting.


Boy Geroge tentou um esforço extra com a banda Jesus Loves You de acid house em 1989, mas se reinventou como DJ nos Anos 90, tendo uma segunda e bem-sucedida carreira.


Nos últimos anos participou da premiada peça Taboo (fazendo as letras e atuando) sobre a cena New Romantic do início dos anos 80, além de turnês de reencontro do Culture Club e programas de TV como jurado.


Além desta cover de Boy George, não podíamos deixar de mencionar outras ótimas versões feitas por outros artistas, nacionais e internacionais:
1972 - Olivia Newton John
1972 - Diana (adaptação em português intitulada Tudo Que Eu Tenho)
2006 - Jason Mraz e Chrissie Hynde (feita para o filme Happy Feet [7] num medley com a música The Joker do Steve Miller Band)
2014 - Jamz (banda brasileira que gravou a versão em inglês para trilha sonora da novela Império [8])

E mais as versões [9] de Shirley Bassey, 'N Sync, Nicole Scherzinger, Vanessa Hudgens, Boyzone, entre outras.

Fonte utilizadas:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.