0432 - Parallele - Gigliola Cinquetti [1978]


Não há paralelos para descrever a vida de Belchior. Dos compositores brasileiros que aprecio, o rapaz latino americano de bigode indefectível é único. Digo isso não como um crítico. Muito menos sou “entendido” sobre música - o que eu não sou e nunca fui ou tive pretensão de ser. 

Como ouvinte, humano e apreciador de música, consigo sentir a alegria, o frescor da juventude, as inquietudes e as tristezas nos versos do poeta e compositor cearense.

Belchior estava vivendo no sul do país com sua companheira, em um mundo paralelo, quase se escondendo de tudo e de todos. Talvez, os holofotes do show business não eram mais aprazíveis para ele. Aliás nunca foram. Ficou recluso e muito se especulava a respeito, com várias histórias sendo inventadas. Mas a história verdadeira é que seu isolamento seguia e, paralelamente, da família e dos amigos se afastava dia após dia. Nunca saberemos seus motivos, mas sejam quais forem, eles pertencem a Belchior e é preciso respeitá-los.

Por mais que, na vida atual, Belchior tentasse só a fuga, as paralelas sempre acabam se encontrando no infinito como fora postulado na matemática. Como a vida não é precisa, diria outro poeta, assim se deu no dia 30 de abril de 2017, por vias indesejáveis, mas que não se pode escapar: as paralelas se encontraram. Belchior morreu. Para sua terra natal ele voltou, e sua vida e obra reencontraram o público, seus verdadeiros fãs, rendendo bonitas homenagens Brasil afora.

Este reencontro fez reavivar, na nossa memória, todas as canções eternas do artista. Agora, ele se foi, mas suas letras seguem paralelamente a sua vida terrena. Pois quantos artistas brasileiros eternizam e eternizaram suas canções? É o caso de Paralelas, umas das principais canções de sua carreira lançada no disco Coração Selvagem de 1977.


Esta linda canção recebeu versões de Erasmo Carlos, Vanusa, Elba Ramalho e Zé Ramalho, dentre outros. Mas em 1978, ela “cruzou” a vida da italiana Gigliola Cinquetti. Naquele ano, a cantora, atriz e apresentadora de TV gravou o disco Pensieri di donna (Pensamentos de mulher), que traz Parallele, uma versão em italiano de Paralelas. 


A adaptação da letra para o idioma da terra da bota foi concebida pelo letrista Sergio Bardotti e não foge da temática da versão original. Outra curiosidade desse álbum é que Belchior contribuiu também para uma adaptação para o português da canção Tu sei di me do cantor e compositor italiano Umberto Tozzi. A versão ganhou o título Fruta Flor Matutina e conta com um arranjo bossa nova bem interpretado por Gigliola.

Voltando à cover, a interpretação de Parallele por Gigliola é magnifica. A suavidade de sua voz consegue trazer uma sensação de melancolia, mas sem o peso da tristeza. A introdução dos teclados nesta versão chega a lembrar uma outra canção italiana, La Notte, gravada recentemente pela cantora Arisa e que recebeu uma cover em português gravada por Tiê.


Acredito que Parallele é uma das poucas (se não a única) versão de uma canção de Belchior para um idioma diferente do português. Dizem que nos seus últimos dias, Belchior estava trabalhando na tradução de sua obra completa para o espanhol. Daí o mundo latino americano já poderia se aprochegar da obra deste gênio. Mas por ora, não teremos acesso a essas adaptações. Talvez, quem sabe, um dia no infinito. O infinito é você Belchior. Descanse em paz!

Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gigliola produziu muitos sucessos na Itália né? Agora, foi surpreendente conhecer esta cover de Belchior!

      Excluir
  2. Versão muito bonita mesmo, valeu pelo texto.
    Ah, os uruguaios Larbanois e Carrero gravaram dois discos com versões em espanhol de músicas do Belchior (este colaborou nas versões) e com uma composição inédita dos três (La vida és sueño). Um dos discos é dos anos 90 e se chama Eldorado e o outro é mais recente, com as mesmas músicas e acho que acrescentando mais algumas. Este se chama La vida és sueño.

    ResponderExcluir