0367 - Dreams - The Corrs [1999]


Sabe aquela música bacana que você acabou de ouvir na rádio e não tem a mínima ideia de quem está tocando. Acaba a música e você até continua na sintonia da rádio curioso e ansioso esperando que o locutor dê o crédito, mas isto não ocorre. Aposto que esta situação já ocorreu contigo. Comigo foram inúmeras vezes que esta situação ocorreu. E pior. Ocorreu numa época em que o acesso a internet praticamente inexistia. Para descobrir o nome da canção e quem estava tocando valia até ligar na central de atendimento da emissora de rádio (quando esta possuía). Eu nunca liguei, mas precisei ficar cerca de 20 ou 30 minutos em frente ao rádio para ouvir o locutor anunciar os créditos da música Dreams da banda Fleetwood Mac lá em meados da década de 90.

Descobrir Dreams do Fleetwood Mac naqueles tempos foi surpreendente para mim. Eu até então nunca havia ouvido nem falar de Fleetwood Mac – nem sabia quem era a tal Stevie Nicks. Ouvir Dreams pela segunda vez só ocorreu graças a amigo que trabalhava numa loja de discos que botou para tocar uma edição nacional em CD do álbum Rumours. Mais surpreso fiquei ao descobrir que a música fora gravada em 1977. Eu, ainda adolescente, me dei conta pela primeira vez que músicas mais antigas poderiam sim “esconder” sua idade cronológica.

Com certeza esta música do Fleetwood Mac é mais conhecida de toda a sua carreira. E foi fácil entender o porquê disto. De compasso nem muito lento e nem muito rápido; letra com refrão pegajoso (mas sem ser chato e repetitivo); e a voz suave, doce e afinada da cantora Stevie Nicks tornou Dreams uma espécie de paradigma para o soft rock de qualidade na década de 70 – e que tanto nos faz falta atualmente.


E foi anos 90 que surgiu o grupo pop irlandês The Corrs. Formado pelos talentosos irmãos James (Guitarra), Sharon (Violino), Caroline (Bateria) e Andrea (Voz), o Corrs sempre deu um toque de classe em suas canções pop rock. Sem dúvida nenhuma ouvir Corrs é um prazer duplamente recompensado pois suas músicas sempre possuem muita qualidade instrumental e vocal. Para os fãs do sexo masculino então, eu diria que é um prazer triplamente recompensado, pois as irmãs Sharon, Caroline e Andrea são lindíssimas.

Uma boa prova real de todas as qualidades descritas anteriormente se encontra no belíssimo The Corrs Unplugged lançado em CD e DVD em 1999 da série MTV Unplugged. Este trabalho é do tipo que tanto os fãs do Corrs quantos os que nem são tão fãs não irão se arrepender. Além de trazer sucessos do grupo como Runaway e Only When I Sleep em versões "desplugadas" com arranjos instrumentais primorosos, este acústico traz excelentes covers, entre eles Little Wing (de Jimi Hendrix), No Frontiers (lançado primeiramente pela cantora irlandesa Mary Black, sendo a composição de Jimmy MacCarthy), Everybody Hurts (do R.E.M.), Old Town (de Philip Lynott frontman do Thin Lizzy) e claro, uma ótima versão de Dreams.

É bem verdade que antes de lançá-la em versão acústica, grupo irlandês já havia lançado uma versão "plugada" de Dreams para o seu segundo disco Talk On Corners (1997).


Porém, particularmente prefiro a versão acústica. Nela, o Corrs conseguiu incorporar a tradição da música celta irlandesa, inserindo instrumentos como flauta e violino de forma mais orgânica, sem aqueles recursos eletrônicos, dando um charme todo especial a este eterno hit do Fleetwood Mac.


Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.