Trash Covers 2011

Sou mais conhecida pelos amigos do blog como a Madrinha e Rainha do Trash Covers, daí o Persiolino confundiu uma mensagem minha, achando que eu ia postar uma lista de trash covers e... não foi má ideia (ou foi? rs). 

Antes do meu singelo Top 5, posto aqui a opinião da Garota no Hall. O que de mais trash ela observou no quesito covers durante o ano de 2011:

02 - Trent Reznor And Karen O - Immigrant Song - original: Led Zeppelin 
Nunca gostei da Karen O e sua banda pseudocool Yeah Yeah Yeahs. Nessa cover de Led Zeppelin, ela se supera com um vocal insuportável. E Trent Reznor quis voltar ao passado fazendo um som bem Nine Inch Nails que não chega à unha do pé da cover que sua banda fez para Zoostation, do U2 (que está no meu Top 20 de 2011).


01 - Heems - New York City Cops - original: The Strokes 
Transformar Strokes em rap, sem nenhuma melodia, usando só a letra da música? Não, muito obrigada.


E agora é a vez de Marlene Saguir, nossa nova amiga de blog:

01 - Sambô - Sunday Bloody Sunday - original: U2
Bom, sei que há gosto pra tudo nesse mundo, mas, putz, que troço bizarro!! Eu achei tão bizarro, que não sei se cabe nessa postagem ou se merece alguma "especial". Não ouvi tudo, mas das que dei uma olhada a campeã foi Sunday Bloody Sunday. Fica a sugestão. Não é preconceito com samba, pagode, nada disso, mas é que isso ficou MUITO Frankenstein. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...


E o destaque trash 2011 de Persiolino vai para:

01 - U2 e Seu Jorge - The Model - original: Kraftwerk
Uma das piores coisas que já ouvi ao vivo!


Agora, faço aqui uma pequena lista de músicas que descobri, algumas, ao ouvir as covers para a minha lista de 20 preferidas e, vão reparar, era melhor eu nunca tê-las ouvido; outras é de tanto ouvir por aí. Como meu quinto lugar:

05 - Black Eyed (Piss) Peas -Time Of Your Life - original: Bill Medley e Jennifer Warnes 

Se você acha a música carro-chefe de Dirty Dancing brega ou muito "mulherzinha" (odeio esse termo, mas...) eles conseguiram acabar de vez com ela, numa versão chata e repetitiva - como toda musiquinha dos 'pisses'. Claro que não é beeem uma cover, eles poderiam dizer que Ã© um SAMPLER ou homenagem. E sampler foi a melhor invenção para burlar, na minha opinião, o plágio descarado (o que dirá o grupo Kaoma com a musiquinha da Jennifer Lopez com sampler de Chorando Se Foi, um dos hits máximos da lambada? receberam créditos?). 

Porque é fácil você fazer uma musiquinha ruim e pôr uma base de uma música famosa, como sempre fez o Puffy Daddy, por exemplo, é muito fácil você pegar uma música do Police de base e ficar lá falando sem parar umas baboseiras e fazer um refrãozinho babaca que todo mundo decora rápido, porque está numa base legal, num clássico pop, que a maioria conhece por osmose. Daí, agora, qualquer metido a Jacob Palmer não vai mais conseguir pegar mulher com a versão nova... ou vai pegar até mais, porque a maioria vai ouvir o tal sampler, "homenagem" e falar: AH! EU AMO ESSA MÚSICAAAA!!!! Ganhou.


04 - The Civil War - I Want You Back - original: Jackson 5

Na verdade, todas as covers e músicas da banda são um saco. Só que eles poderiam continuar fazendo chatices próprias e não estragar clássicos. Eles simplesmente tiveram a manha de estragar, que eu saiba, duas músicas esse ano com Michael Jackson! (a outra é Billie Jean) E se você quiser sofrer, lá no YouTube tem montes e montes de músicas que eles estragaram, fazendo parecer um episódio de Grey's Anatomy: choradeira sem fim.

A música em questão ficou simplesmente insuportável e irreconhecível. Espero que essa modinha de duplinhas que se disfarçam de indies acabe logo, porque toda duplinha faz o mesmo que eles: um cara estiloso para ganhar as meninas e uma ex-modelo sexy (?) para os caras babarem. Daí o cara faz a segunda voz e mocinha faz a primeira como se só soubesse fazer caras e bocas fingindo um orgasmo e não cantar, ou cantar de verdade rs. Até se 'cantassem' o hino nacional elas fariam isso do mesmo jeito, porque agora acham isso cool... lindo, emocionante... blábláblá. Queria ouvir uma marcha fúnebre com elas fazendo caras e bocas "orgasmáticas"... (existe isso? rs).

Imagino os caras que já 'dormiram' com elas, vendo-as cantando e pensando: ela me enganou! Ou, como diria Elaine Benes: fake! fake! fake! fake!


Falando em chatice de duplinhas cool...

03 - Sunday Girls - Tender - original: Blur

Tender do Blur ficou algo para se cortar os pulsos... odiei com todas as minhas forças o que fizeram com a música e digo: Damon, te odeio por ter deixado! Não vou ser repetitiva, tudo que disse para The Civil War serve aqui. Em 20 segundos quis dormir, depois, o ódio foi maior...


02 - Snow Patrol - Misterious Way - original: U2

Sou muito fã do Snow Patrol, os amo desde o CD Final Straw (2003), mas fizeram essa versão totalmente sonolenta de uma música muito boa do U2. A música ficou devagar, de-va-gar... quase parando... é uma das covers do AKH-Toong BAY-bi - homagem da Q Magazine ao CD Achtung Baby em seu vigésimo aniversário.


E se você conseguiu chegar até aqui... a grande vencedora é nacional! Bra-sil-sil-sil!

01 - Detonautas Roque Clube - Back In Black - original: AC/DC

Detonautas conseguiram detonar mesmo! (acho que todo mundo deve ter usado essa expressão, né?). Como eu falei do sampler, aqui vale a questão, digamos, 'homenagem', ao deixar os vocais de Brian Jones no refrão.  Foi uma coisa do tipo, vamos nos rodear de tudo para a música fazer sucesso, vamos deixar o refrão original para todo mundo saber qual é a música, Sílvio!

Não tem como não dizer que é uma cover pretensiosa e olha que existem covers pretensiosas aos montes, mas com toda a história que gerou essa cover e as declarações do vocalista falando mal da mídia pela má repercussão que a versão gerou, aí ela se torna ainda mais mal vista.

Sim, também será "detonado" por apelar na letra, porque além de nada ter a ver com a música do AC/DC, ela consegue ser no mínimo desrespeitosa com a música dos australianos e com os próprios fãs dos Detonautas e do rock em geral. Ou rimar "shopping" com "brócolis" é levar a sério seu público? Que ele mesmo canta que seu público não deve se alienar. E o adolescente atual, que não foi criado em shopping, que atire uma música dos Racionais para nos dar um verdadeiro choque de realidade!

Com legendas, para quem não conhece ainda a letra.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Concordo com vc Re, essa do Detonautas foi pra detonar mesmo com a música.
    Aproveito para desejar um ótimo 2012 a todos!

    ResponderExcluir