Melhores Covers de 2013 - Top 25

Apesar de 2013 ter sido um ano repleto de boas músicas originais, como é o caso do sucesso do Daft Punk, Get Lucky, do lançamento do primeiro álbum do supergrupo Atoms For Peace e da música Royals da cantora neozelandesa Lorde, o ano foi excelente para covers.

Tivemos tributos, covers inesperadas, bem com remakes de novos hits. Tivemos também aquela nostalgia, repaginando canções já eternizadas na história da música mundial. E tivemos cover surpresa que cativou o coração de fãs nos shows...

Enfim, em um ano tão repleto de ótimas versões como 2013 foi muito difícil escolhermos apenas 25 covers. Por mais que seja difícil, é a nossa missão anual fazer para vocês a lista de melhores do ano. E mais uma vez ficamos felizes em cumprir a missão e compartilhar o resultado com todos vocês.

25 – Royals – Mayer Hawthorne
Original: Lorde
Um dos hits de 2013, Royals da cantora neozelandesa Lorde foi brilhantemente reinterpretado pelo cantor norte-americano Mayer Hawthorne, que retirou o tom mais sombrio da original para colocar um ar mais soul e dançante a canção.


24 – Slide Away – Jake Bugg
Original: Oasis
O mais novo garoto prodígio da Inglaterra, Jake Bugg, conseguiu ao seu modo, apenas acompanhado de seu violão acústico, reconstruir uma das faixas mais legais do discasso Definitely Maybe dos irmãos Gallagher.


23 – Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda – Tiago Iorc & Clarice Falcão
Original: Hyldon
O entrosamento da dupla formada destas duas grandes revelações da música brasileira é perfeita na reinterpretação desta canção lançada originalmente por Hyldon em 1975. A doçura da voz de Clarice a sutileza dos dedilhados de Tiago fazem mesmo desta cover uma boa pedida para embalar casais apaixonados.


22 – A Taste Of Honey – Joss Stone
Original: Bobby Scott
Esta canção fez parte do primeiro álbum dos Beatles, Please Please Me, que em fevereiro completou 50 anos. Os 4 garotos de Liverpool gravaram este disco de 14 canções em apenas um take em um dia. No intuito de reproduzir este mesmo êxito, vários artistas foram convidados pela BBC. Entre os convidados, a cantora Joss Stone ficou incumbida de refazer A Taste Of Honey, uma cover da música de Bobby Scott, que Paul McCartney cantou em Please Please Me.


21 – Hold On, We're Going Home – Arctic Monkeys
Original: Drake
O cantor canadense Drake lançou esta canção em agosto de 2013 e um pouco mais de um mês após o lançamento, a banda inglesa Arctic Monkeys a regravou para o programa de rádio Live Lounge da BBC Radio 1.


20 – Digital Love / 1901 – Kodaline
Original: Daft Punk / Phoenix
O grupo irlandês Kodaline – que se chamava 21 Demands – fez uma versão bem legal de Digital Love, sucesso de 2001 do duo francês Daft Punk. No lugar do solo instrumental de teclados existente na versão original, o Kodaline introduziu o refrão da música 1901, sucesso de outro grupo francês, Phoenix.


19 – Doom And Gloom – Miles Kane
Original: Rolling Stones
Esta versão de Miles Kane para esta música lançada em 2012 pelos Stones prova que não é preciso muita parafernália para botar para quebrar no rock’n’roll. Basta apenas, voz, violão e muito ritmo e rock correndo nas veias.


18 – Dancing On My Own – Kings Of Leon
Original: Robyn
Parece que algumas músicas combinam muito mais com o artista cover do que com o artista que a lançou originalmente. E é bem este o caso desta cover de Dacing On My Own, que a primeira audição parece ter sido feita sob encomenda para o grupo Kings Of Leon mas de fato foi lançada originalmente pela cantora Robyn.


17 – Pure Imagination – Fionna Apple
Original: Gene Wilder
Gravado especialmente para o comercial da rede de restaurantes de comida mexicana Chipotle, a cantora Fiona Apple reinterpretou brilhantemente a canção Pure Imagination do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.


16 – Steady As She Goes – Fitz & The Tantrums
Original: The Raconteurs
O grupo de neo soul de Los Angeles, Fitz & The Tantrums, introduziu linhas de saxofone e teclados bem bacanudos, dando uma nova roupagem ao hit Steady As She Goes lançado em 2006 pela banda Raconteurs, formada por Jack White (White Stripes), Bredan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler.


15 – Jackie – Iceage
Original: Sinéad O’Connor
Do álbum Lion and The Cobra de 1987, a música Jackie teve pouca rotação nas rádio e traz consigo um lado rock punk de Sinéad O'Connor. Foi explorando esse punk quase escondido que a banda Iceage conseguiu, pelo menos ao meu ver, melhorar a música original e "normalizar" o que estava ajustado ao tom de Sinéad O'Connor.


14 – Sailing – Bill Baird
Original: Christopher Cross
Sailing é um hit radiofônico nascido nos anos 80 praticamente presente em quase todos os "dials easy-listening" do mundo. Com certeza você já ouviu. O que você talvez nunca tenha ouvido é uma versão dessa música com batidas eletrônicas, e com aquele som bem invernal ao "estilo Bon Iver". Foi esse o feito de Bill Baird com essa sua cover, para sair do padrões normais.


13 – Stop Draggin’ My Heart Around – Adalita & J Mascis
Original: Stevie Nicks & Tom Petty
Adalita Srsen, vocalista do grupo de rock australiano Magic Dirt e o guitarrista, vocalista e compositor J Mascis, da banda norte-americana Dinossaur Jr., fizeram um ótimo duo para o episódio 146 da série RocKwiz do canal de TV australiano SBS que relembrou o clássico feito por Stevie Nicks com Tom Petty, lançado em 1981 no primeiro disco solo de Nicks.


12 – For What It’s Worth – Kid Rock
Original: Buffalo Springfield
A ONG One, que luta para exterminar a pobreza extrema na África, que tem como um de seus fundadores Bono Vox do U2, recrutou neste ano vários artistas de diversos estilos para recriar ao seu modo canções de protesto famosas. Um dos recrutados, Kid Rock foi responsável por refazer este clássico de 1967 que possui uma forte relação com a contra-cultura dos anos 60.


11 – Tugboat – Joanna Gruesome
Original: Galaxie 500
Direto do País de Gales a banda Joanna Gruesome fez uma das covers mais indie rock dos últimos tempos, que nos faz reviver os bons anos de 1990, quando o indie era a salvação da lavoura. 


10 – Last To Die – Pet Shop Boys
Original: Bruce Springsteen
Quem diria que uma das músicas mais roqueiras do disco Magic de 2007, que faz referências a problemática da presença americana no Iraque e a histórica guerra do Vietnam, poderia virar um pop eletrônico dançante. Só mesmos os amigos Neil Tennant e Chris Lowe para conseguirem fazer isto com habilidade e deixar o próprio Bruce Springsteen feliz.


09 – Stay – Low
Original: Rihanna
Músicas pops da Rihanna não são as minhas prediletas, isso é fato. Mas desta cover do duo Low para a música Stay da Rihanna conseguiu me agradar. Acho que os pianos e o tom mais "maduro" e melancólico me dá um certo conforto e me surpreendeu positivamente, pois lá no fundo nem tudo está perdido num pop radiofônico atual.   


08 – Skeletons – Of Monsters And Men
Original: Yeah Yeah Yeahs
Um rebento bem sombrio de Karen O, líder e vocalista do Yeah Yeah Yeahs, parece ter virado um hino escocês com aquele estilo folk rock "à La" Mumford And Sons. Foi este o feito do grupo islandês Of Monsters And Men com essa belíssima releitura de Skeletons e por isso merece nossa reverência aqui.


07 – Hungry Heart – Divine Fits
Original: Bruce Springsteen
Excelente cover feita pelo Divine Fits para o também excelente Like A Version da rádio australiana Triple J. Destaque na cover para o mini teclado e a percussão improvisada a base de baquetas, chocalho e caderno de anotações.


06 - No One Knows - Olivier Libaux e Susan Dillane
Original: Queens Of The Stone Age
O francês Olivier Libaux é produtor, guitarrista e fundador do projeto Nouvelle Vague, famoso por fazer covers improváveis de hits pop rock serem transformadas em jazz. Aqui nesta cover de No One Knows, hit portentoso do QOTSA, Olivier conseguiu novamente com muito êxito fazer aqueles riff e baterias de Dave Grohl se tornarem mansinhas, quase uma bossa nova.    


05 – Changes – Charles Bradley
Original: Black Sabbath
O vozeirão cheio de emoção do cantor norte-americano Charles Bradley, o Screaming Eagle of Soul, deu seu ar da graça para reinterpretar este grande clássico do Black Sabbath, lançado em 29 de novembro deste ano, durante o Record Store Day nos EUA – dia que celebra a existência das lojas de discos.


04 – Ready To Start – Tears For Fears
Original: Arcade Fire
Ready To Start virou em pouco tempo umas das prediletas dos fãs de Arcade Fire. Mas o que dizer quando um dos fãs de Arcade Fire é nada mais nada menos que a dupla Roland Orzabal e Curt Smith do Tears For Fears. É, a admiração mútua entre os artistas só poderia dar coisa boa. E que coisa boa foi ouvir o Tears For Fears em plena forma fazendo essa versão de Ready To Start em 2013. 


03 – It’s Now Or Never – Rachid Taha & Jeanne Added
Original: Elvis Presley
A canção italiana O Sole Mio recebeu duas adaptações para o idioma inglês. A primeira chama-se There’s No Tomorrow. A segunda adaptação, inspirada em There’s No Tomorrow, recebeu o nome de It’s Now Or Never, eternizada pelo Rei, Elvis Presley. Desta vez, o cantor argelino Rachid Taha, grande expoente do raï, e a cantora Jeanne Added fizeram uma bela cover de It’s Now Or Never, com direito a solos de alaúde e letra adaptada para o árabe.


02 – Sociedade Alternativa – Bruce Springsteen
Original: Raul Seixas
Ninguém ali, naquele noite em São Paulo, um show para ser lembrado por muitos e muitos anos ainda, esperaria uma cover de Sociedade Alternativa de Raul Seixas feita por Bruce Springsteen. Uma cover de arrepiar, tocada com emoção e feita como muito esmero. Todos os músicos da E Street Band estavam bem treinados na música do Raulzito, sem falar na interpretação em ótimo português entoado por Bruce.


01 – Sound And Vision – Beck
Original: David Bowie
Um clássico setentista de David Bowie reimaginado por Beck Hansen com colaboração de Chris Milk. A idéia, patrocinado pela Lincoln Motors, foi colocar a plateia totalmente imersa, em uma apresentação em 360°. Foram recrutados mais de 160 músicos, desde orquestra de cordas, guitarristas, percursionistas, cantor tirolês até coral gospel. Tudo captado por microfones de tecnologia binaural, isto é, uma tecnologia gravação em forma de uma cabeça humana com várias orelhas, capazes de captar o som da maneira como os seres humanos ouvem, reproduzindo a mesma sensação de quem estiver acompanhando a apresentação ao vivo. Com tanta tecnologia, treinamento, esforço e beleza, só poderia resultar no primeiro lugar de nossa lista.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.