0366 - Atlantic City - The Band [1993]

Um homem praticamente sem rumo, ou rumando à deriva em busca da sorte, sem perspectiva na vida são alguns dos pensamentos que logo me vem a mente quando ouço a música Atlantic City de Bruce Springsteen. Composta em 1982 para o álbum Nebraska, Atlantic City é totalmente acústica e sua harmonia para ter sido feita sob medida para ser a trilha sonora de um pistoleiro matador de aluguel. Em seus versos de abertura, logo se entende o porquê disto: “Well they blew up the chicken man in Philly last night, now they blew up his house too” – demonstrando um claro o envolvimento do personagem principal da música com o mundo do crime.

Poucos artistas teriam competência e êxito para compor uma canção em primeira pessoa, similar a uma confissão. E pouquíssimos ainda seriam capazes de interpretá-la com emoção na medida exata, encarnando praticamente um personagem que mais parece ter saído de um filme dos Irmãos Cohen ou de Tarantino. Mas Bruce conseguiu e a executou muito bem.


Subvertendo toda esta tendência "sanguinolenta" do enredo da música, a banda canadense/norte-americana The Band regravou Atlantic City em 1993 para o álbum Jericho deixando a mais festiva, destoando totalmente da interpretação original de Bruce. Com um arranjo que conta com a presença de metais e acordeom, Atlantic City com Levon Helm e sua banda parece se tratar de outra música quando comparada com gravação original. Levon aliás, canta os versos num ritmo muito mais acelerado, deixando para trás todo o clima pesado existente na original.

Essa mudança radical poderia ser arriscada demais e destruir a beleza da canção. Mas a The Band conseguiu impor sua criatividade e, em minha modesta opinião, é superior a todas as outras covers, gravadas por gente como Ben Harper, Eddie Vedder e The Hold Steady - esta última selecionada como uma das 10 melhores covers de 2009 aqui no 1001 Covers.  


No dia 18 de setembro próximo teremos Bruce Springsteen em São Paulo num show único no Espaço das Américas. Tomara que a plateia que for ao show possa ter a oportunidade de ouvir a este grande clássico ao vivo.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.