Cover Playlist - 5 covers em comerciais de bancos

Os comerciais de bancos foram muito bem sucedidos no Brasil na criação de jingles para suas peças publicitárias. Quem aí não se lembra, por exemplo, do jingle do comercial da Poupança Bamerindus: “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa (...)”. Ou ainda, como não lembrar do eterno jingle da Caixa: “Vem pra Caixa e tudo bem. Vem pra Caixa você também. Vem!”.

Pois é, os tempos mudaram e os jingles praticamente desapareceram dos comerciais. Depois de notarmos uma tendência de utilizar covers como trilha sonora de comerciais de automóveis, notamos que há também uma tendência similar em trilhas sonoras para peças publicitárias de bancos. Se você está um pouco incrédulo com esta afirmação, preparamos aqui uma lista com 5 covers que tenta comprovar esta tendência nas propagandas que promovem instituições financeiras.

05 – Banco Bradesco – Título do Comercial: What A Wonderful World – Ano: 2005/2006
Música: What A Wonderful World
Artista Cover: Céu
Artista Original: Louis Armstrong
Acreditamos que a versão desta trilha sonora do comercial de final de ano 2005/2006 do banco Bradesco foi gravada pela cantora Céu, mas não temos 100% de certeza quanto a isto. A dúvida foi gerada pois existe outra versão muita parecida com a da Céu gravada pela cantora Stacey Kent em seu disco de 2007, Breakfast On The Morning Tram. Quanto a original, não temos dúvidas: foi gravada pelo grande Louis Armstrong em 1967.


04 – Banco Santos – Título do Comercial: (Não encontrado) – Ano: 2003
Música: Tempos Modernos
Artista Cover: (Não identificado)
Artista Original: Lulu Santos
Em 2003, o comercial do banco Santos gravou um cover da música Tempos Modernos do Lulu Santos para desenvolver uma peça publicitária em que mostrava que instituição financeira e seus funcionários estavam preparados para os novos tempos. Curiosamente, quatro anos depois, o Banco Itaú praticamente plagiou a idéia do comercial do Banco Santos e lançou uma peça publicitária, feita pela agência África, praticamente nos mesmos moldes.


03 – Banco JP Morgan Chase – Título do Comercial: Blue Sky – Ano: 2009
Música: Instant Karma
Artista Cover: Peter Murphy
Artista Original: John Lennon
Não é só no Brasil que esta "moda" de usar covers em comerciais de banco. Esta peça por exemplo foi utilizada para promover a chegada do banco JP Morgan Chase no estado da Califórnia nos EUA, após a aquisição dos ativos do banco Washington Mutual em 2009. A escolha da música de John Lennon para promover um banco causou polêmica entre os fãs. E para "jogar mais lenha na fogueira", a peça publicitária criada logo após a crise financeira mundial de 2008 - desencadeada justamente por grandes instituições financeiras como o JP Morgan Chase - contém uma versão feita por Peter Murphy (ex-vocalista da banda Bauhaus) com o aval da viúva de John, Yoko Ono.


02 – Banco do Brasil – Título do Comercial: (Não encontrado) – Ano: 2002
Música: Sobre O Tempo
Artista Cover: (Não identificado)
Artista Original: Pato Fu
O cover de Sobre O Tempo, música originalmente lançada pela banda mineira Pato Fu em 1995 no disco Gol De Quem?, foi uma boa escolha de trilha sonora para promoção do portal de serviços na internet do Banco do Brasil (www.bb.com.br). A peça publicitária mostra que mesmo uma mãe super atarefada em seu dia-a-dia consegue arranjar tempinho para “ir” ao banco sem sair de sua casa.


01 – Banco Itaú – Título do Comercial: Isso Muda O Mundo – Ano: 2013
Música: Change The World
Artista Cover: Blubell
Artista Original: Eric Clapton
O comercial do Itaú mostra que pequenas ações como, incentivar a leitura infantil, ir a eventos culturais, e, claro, planejar a vida financeira, podem mudar o mundo. A música da trilha sonora da propaganda é uma versão da cantora paulista Blubell para Change The World gravada originalmente por Eric Clapton, com o cantor e produtor Babyface no backing vocal. Feita especialmente para o filme o Fenômeno com John Travolta no papel principal, Change The World ganhou Grammy de Melhor Canção do Ano em 1996 e Eric Clapton levou para casa o prêmio de Melhor Performance Pop Masculina na mesma premiação. E para quem não conhece Blubell, vale a pena ouvir outras tantas ótimas reinterpretações contidas em seus três discos e o seu hit Chalala, que se tornou música de abertura do seriado Aline, da Rede Globo.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.