0204 - Common People - William Shatner [2004]

Esses dias tive um "insight" saudosista. Sentado na frente do computador, comecei a relembrar os melhores momentos do movimento britpop, aquele mesmo que balançou as estruturas da música pop inglesa no começo e meados dos anos 90. Lembrei dos meus 16 anos, das tardes e eventuais madrugadas que passava assistindo à programação da MTV. Aliás, numa época em que o dito canal ainda era predominantemente musical.

Embora bandas do citado movimento inglês não fossem apresentadas com muita efusividade em terras tupiniquins, volta e meia elas apareciam. E me recordo bem, um dos clipes mais executados dessa turma era o da música Common People da banda Pulp, um dos principais expoentes do estilo (embora tenha iniciado suas atividades no longíquo 1978), que assim como outras duzentas bandas que fizeram sucesso no mesmo período, tomou chá de sumiço e não dá as caras no cenário musical desde o começo da década passada.

O trabalho ficou registrado no álbum Different Class de 1995, um petardo sucesso de crítica e público que alavancou a trupe de Jarvis Cocker e os jogaram perto de grandes nomes do momento como Oasis, Blur, Supergrass.

Eu pessoalmente tenho esse clipe entre os meus favoritos, e é, na minha opinião, apesar de uma certa falta de originalidade, o que melhor representa a "filosofia" do rock inglês naquela década. Sem falar no carisma do Jarvis, uma espécie de "cruzamento" de Damon Albarn com Brian Ferry, mandando ver nuns trejeitos e dancinhas toscas. Confiram:


Pra minha surpresa, descobri que essa música foi objeto de um cover por nada mais nada menos que William Shatner, o famoso Capitão Kirk da série Jornada nas Estrelas. O nossa caro líder da Enterprise aparentemente tem uma carreira paralela como cantor e compositor (?) que dura desde 1968. Com direito a uma parceria com o vulcaniano Spock (??) que resultou nisso: Bazinga! A versão foi adicionada ao álbum Has Been de 2004, uma parceria com Ben Folds, inclusive com canções originais.

Eu em minha santa ignorância desconhecia esses fatos, e ainda não havia tido a oportunidade de presenciar essa bizarríssima combinação de rock britânico e dobra interestelar.


Sinceramente não consegui identificar se o William Shatner se leva a sério com essa "carreira" musical, mas não tinha como não colocar essa postagem na tag Covers For Fun, irresistível.

Obs 1: pesquisando sobre o tema descobri que Has Been foi adaptado para um ballet (???), com direito a um documentário chamado William Shatner's Gonzo Ballet (????). Vivendo e aprendendo.

Obs 2: pra quem tiver maior curiosidade sobre as multifacetas de William Shatner, esse vídeo no link seguinte é uma pérola, um hit, que tranquilamente poderia estar bombando nas casas noturnas brazucas: Bazinga 2!

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Bazinga!!!! rsrs
    muito legal, adorei! rs
    Se fosse o Dr. Spock ficaria perfeito pro Sheldon rsrs

    ResponderExcluir
  2. Então, o William Shatner tem um disco feito na decada de 70 onde ao invés de cantar as músicas, ele apenas declama os versos...sem se ligar muito no rítmo da música...muito legal...vale a pena conferir...

    ResponderExcluir
  3. Tinha que ter um dedo do supercool nerd Ben Folds.

    ResponderExcluir