0127 - Old Devil Moon - Chet Baker [1958]

Finian's Rainbow foi um famoso musical da Broadway. Escrito por E.Y Harburg (também autor das letras) e Fred Saidy, e com música de Burton Lane, estreou nos palcos da Broadway em 1947 e teve mais de 700 performances, além de várias remontagens e uma versão cinematográfica dirigida por Francis Ford Coppola em 1968 e estrelada por Fred Astaire (no Brasil, foi lançado sob o título O Caminho do Arco-Íris). Harburg é conhecido pelo seu trabalho em O Mágico de Oz, enquanto Lane teve a honra de descobrir uma garota de 11 anos de idade que veio a ser conhecida mundialmente como Judy Garland.

Uma das canções mais famosas desse musical da Broadway protagonizado por Ella Logan e Donald Richards, nomes conhecidos do gênero na década de 1940, foi Old Devil Moon. A obra já foi interpretada por gente como Frank Sinatra, Carmen McRae, Judy Garland e um dos nomes mais conhecidos do cool jazz: Chet Baker.


Trompetista, tocador de fliscorne (ou flugelhorn, um tipo de trompete) e cantor, Chet Baker ficou tão conhecido pelo seu talento musical quanto pelos probelmas com drogas pesadas (leia-se heroína), que custaram alguns dentes durante uma briga resultante de dívidas com traficantes. Sua belíssima versão para Old Devil Moon foi gravada no álbum Chet Baker Sings It Could Happen To You, de 1958.

Com uma voz aveludada e sussurante, acompanhada de piano e uma discreta percussão, os versos se tornam sensuais sem perder a inocência - lembre-se de que Chet, além de talentoso, era um homem bonito e charmoso. Infelizmente, os inúmeros problemas pessoais custaram, além dos dentes, a vida do músico. Em 1988, morreu ao cair misteriosamente da janela de um hotel em Amsterdã, aos 58 anos. Não se sabe se foi suicídio ou um acidente provocado por overdose de drogas.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Sempre admirei muito o Chet Baker.

    Uma das coisas que me chocava nele era o absoluto contraste entre aquele rosto marcado pelas porradas da vida (bem diferente da foto antiga aqui do post) e a voz doce, quase infantil.

    ResponderExcluir