0110 - Todos Estão Surdos - Chico Science & Nação Zumbi [1994]

Se com meu tio e minha tia mais novos eu cresci ouvindo The Police, Pink Floyd, Queen, Chico e cia. Com minhas tias mais velhas eu ouvi muito Roberto Carlos, o rei!

Uma tia minha ganhava todos os anos o "disco do ano", sempre lançado na época do Natal, então, anos 70 e 80 do Roberto, eu conheço bem, claro, fase jovem guarda também, ela tinha esses discos, bolachões, também que acabaram por tornar outra pessoa fã dele: meu irmão. Por mais que falem mal de Roberto Carlos, não podemos esquecer que ele tem coisas muito legais feitas principalmente depois da jovem guarda e durante toda a década de 70.

Esta música, Todos Estão Surdos, é de 1971, do álbum com o nome originalíssimo de Roberto Carlos. Um disco bem marcante, não só porque ouvi demais e ainda fazia backing vocal pro meu irmão em Como Dois e Dois rs, mas porque também tem a famosíssima Detalhes, além de Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos (para Caetano Veloso quando voltou do exílio), Amada Amante, Traumas... uma "sucessão de sucessos" rs como eram os discos do Roberto na época, algumas vezes o disco todo, faixa por faixa, tornava-se hit. Feito não muito comum hoje, não só para ele como para outros artistas.

Vejam a música original, na versão de 1971 - diferente da versão dos anos 90, do Acústico MTV:


Em 1994 foi lançado um cd com bandas nacionais cantando Roberto e Erasmo, o cd tinha o nome simplesmente de REI! A que ficou mais famosa na época deve ter sido É Proibido Fumar com o Skank, mas uma das que eu mais curtos por ter ficado uma versão muito legal e totalmente "original" é essa do Chico Science e sua (na época) Nação Zumbi. Eles trouxeram toda a mague-beat para esta versão.

No começo dos anos 90, o rock nacional era tomado por uma das coisas mais "diferentes" e interessantes que rolavam vindo lá de Recife. Talvez o último sopro de originalidade e mistura do rock com ritmos brasileiros que eu me lembre...

Postar um comentário

11 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Gostei do la la la laaaa
    Essa música é mais adequada a Chico do que a Roberto...
    Eles estão surdos...
    Ainda bem que lembramos de Chico Science...
    O último sopro de originalidade do rock brasileiro

    ResponderExcluir
  2. Essa versão é uma das que mais gosto desse disco. E, ainda, muito mais legal do que a original. Boa escolha.

    P.S.: Povo, eu sei que estou ausente, mas não desisti daqui não. É que ando numa época de mais trabalho, mas prometo que assim que tiver uma brecha volto a postar. Estou com mil idéias na fila...

    ResponderExcluir
  3. odeio roberto carlos. com todas as minhas forças. mas o chico science me mostrou o quanto essa composição dele é legal e fez um som muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional... procurei esta musica por muitos anos!

    ResponderExcluir
  5. alguém pode me informar onde compro ou baixo este cd com bandas nacionais cantando Roberto e Erasmo, o cd tinha o nome simplesmente de REI! , eu tinha um , mas ele sumiu, já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mario,
      Até onde sabemos, este disco se encontra fora de catálogo. Então o mais fácil mesmo é acha-lo no Mercado Livre ou se vc tiver sorte, num sebo.
      Realmente, é uma pena que ele tenha sumido. Você o emprestou para alguém?
      Abraço e obrigado pela msg.

      Excluir
  6. Odeeeeeio Chico Science, porém amo Roberto Carlos

    ResponderExcluir
  7. O que vem a ser Cucas Maravilhosas que ele cita na música?!?

    sempre pensei que fosse Put,... e não compreendo o significado de "Cucas"!!!!!

    Alguém pode me elucidar?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, Cucas se refere as mentes. As cabeças pensantes. Talvez aqui uma clara referencia as pessoas que lutaram e lutam pela paz mundial...pouco tempo antes dessa música Martin Luther King havia morrido, John Lennon fazia greve para parar a Guerra do Vietnam...

      Excluir
  8. Ah,... a versão do Chico Science é INFINITAMENTE maravilhosa!!!!!

    ResponderExcluir
  9. E ela traz várias referências: o Grandmasterflash, a rabeca do maracatu, a guitarra distorcida de Jimmy Hendrix, o prróprio Rei, dentre outras. Coisa de gênio.

    ResponderExcluir