0031 - Cities In Dust - Pato Fu [2007]

Eu nunca fui um grande fã nem conhecedor do pós-punk com pitadas góticas. Aliás, até não muito tempo atrás minha principal referência no ramo eram os cabelos desgrenhados e a cara de zumbi do Robert Smith, vocalista e líder do The Cure, nos clipes dos anos 80 da banda.

Sou sim um grande fã do pop esperto e elegante do Pato Fu e, através desse cover feito pelo grupo mineiro, pude conhecer um pouco do trabalho da banda seminal Siouxsie & the Banshees, que eu simplesmente ignorava.

Pesquisando sobre a turma de Susan Ballion, descobri que o porra-louca Sid Vicious foi baterista da banda antes de entrar (fingindo tocar baixo) no Sex Pistols, e que mais à frente, já em meados dos anos 80, o citado senhor "messias gótico" do The Cure também teve uma ponta como guitarrista no conjunto londrino. Não sem causar problemas, desentender-se com a vocalista, e debandar após o álbum Hyaena (1984):

"Robert Smith diz que as cordas de Dazzle estragaram a música, mas ele não estava muito envolvido em Hyaena e seus comentários sobre ele são orgulho ferido. Deixamos que participasse mas ele não o fez, isso foi culpa dele. Não foi uma união ideal e nós dois saímos. Algumas vezes eu o chutei no saco. Tinha dias em que ele chegava com cerca de três horas de atraso, e eu odeio esse tipo de coisa. Ele costuma se mexer muito, o que me irrita." - Sioux - Wikipedia

A banda atingiu seu auge comercial e emplacou o maior sucesso justamente com Cities in Dust, música do álbum Tinderbox (1986) que trazia referência à explosão do vulcão Vesúvio em Pompéia na Itália.


A versão cover surgiu em 2007, no oitavo álbum de estúdio dos mineiros, Daqui para o Futuro. Sai a pegada punk levemente dançante dos londrinos e entra um pop tranquilo e sedutor na voz da Fernandinha Takai. Esse é um dos melhores covers que eu já ouvi. Daqueles que transforma a música sem que isso implique mutilação ou qualquer tipo de prejuízo sonoro.

Biscoito finíssimo.


Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.