Cover vs. Cover - Jolene


Jolene
 um dos maiores sucessos da carreira de Dolly Parton. A música chegou pela primeira vez ao topo das paradas de sucesso em 1973 e em 2019 alcançou a incrível marca de 935 mil cópias vendidas, incluindo cópias digitais. Em 2004, a revista Rolling Stone a posicionou no 217º lugar de sua lista de 500 Melhores Músicas de Todo os Tempos. A inspiração para a letra surgiu após o marido de Dolly, Carl Thomas Dean, passar “tempo demais” com uma belíssima atendente de uma agência bancária, amedrontando a cantora. O nome Jolene não tinha relação com a funcionária do banco, sendo apenas uma homenagem da artista para uma fã homônima. Apesar de todo o receio, a composição foi apresentada ao cônjuge e posteriormente lançada.

Em 2019, a produção da Netflix chamada Dolly Parton’s Heartstring, série baseada em estórias ficcionais inspiradas em canções de Dolly Parton teve como primeiro episódio justamente Jolene. Em depoimento para a série, Dolly disse por que ela acha que a canção fez tanto sucesso: “A razão pela qual eu acho que Jolene toca tantas pessoas por tanto tempo é porque a maioria de nós já teve uma ‘Jolene’ ou um ‘Joe’ em nossas vidas em um momento ou outro. Mas isto é normal porque todos nós sentimos inseguros a respeito de alguma coisa. Todos nós sentimos que poderíamos perder alguém que amamos para outra pessoa porque não somos bons o suficiente, e é disso que trata essa música”.


Segundo Dolly Parton, Jolene é tão influente que é a canção que ela compôs mais regravada por outros artistas, até mais do que I Will Always Love You, outro grande sucesso de sua carreira. Então para este Cover vs. Cover trouxemos aqui 2 exemplares para você escolher qual a que mais lhe agrada…

01 - Jolene - Lil Nas X [2021]
Em outubro de 2021 o cantor e rapper norte-americano Lil Nas X fez uma cover de Jolene gravada no programa de rádio da BBC Radio 1 Live Lounge. O vídeo oficial desta cover já possui mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. A própria Dolly postou no Instagram sua admiração pela cover: “Fiquei surpresa e estou honrada e lisonjeada. Espero que ela faça bem para nós dois. Obrigado @lilnasx”. Confira a versão:


02 - Jolene - Olivia Newton-John  [1976]
Em 1976 a querida Olivia Newton-John gravou uma cover de Jolene com uma pegada mais disco anos 70, com um quê de Nile Rodgers na guitarra. Ficou mais dançante e acelerada como podemos ver neste vídeo de um apresentação ao vivo da cantora.


E ai, de qual você mais gostou?

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.