Discovers - The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band [1967]

(Discovers é um tópico do 1001 Covers que se dedica a trazer covers para todas faixas de um disco clássico - caso tenha alguma sugestão escreva para 1001covers@gmail.com)

O disco cinquentão Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que foi lançado no dia 26 de maio de 1967 no Reino Unido e em 1º de Junho de 2017 nos EUA, é sem dúvida a obra prima dos Beatles e porque não dizer o disco mais importante dos últimos 50 anos da música popular mundial.


Em 1967 o mundo se encontrava em polvorosa: era o início do movimento hippie, da filosofia paz e amor, havia o conflito de gerações, popularização das drogas, o protesto contra guerras. Os Beatles com Sgt. Pepper’s foi a trilha sonora perfeita que sintetizava tudo isto que era vivido pelo mundo naquele tempo. E quando voltamos a ouvi-lo em 2017, o disco inteiro ainda soa muito atual; ainda temos guerra, temos o terrorismo, o conflito de gerações aumentou, o empoderamento feminino ainda é discutido e o mundo globalizado de paz e amor está se tornando um sonho cada vez mais distante com Brexit e Donald Trump.

Dado a sua genialidade artística, musical e cultural, não à toa, gerações após gerações são influenciadas pela banda dos corações solitários do Sargento Pimenta. Sua influência é tamanha que não há como esconder que existe Sgt. Pepper’s no tropicalismo de Gil, Caetano, e os Mutantes. A complexidade e sofisticação musical de Sgt. Pepper’s influenciou o rock progressivo de Pink Floyd e Yes. Influenciou David Bowie a criar seu alter ego Ziggy Stardust. Inspirou os ternos de cores vibrantes que Prince vestia. E hoje um bloco carnavalesco brasileiro encontrou terras férteis para misturar Beatles com samba, tudo graças a Sgt. Pepper’s.


Poderíamos citar milhares de outras contribuições deste álbum para a humanidade, mas não é este o nosso objetivo. O foco aqui são covers e, pela sua importância, não é difícil de encontrarmos centenas de covers das canções que compõe Sgt. Pepper’s. Difícil mesmo foi escolher as melhores. Por isto, para não passar em branco, nosso presente para este aniversário de 50 anos de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é selecionarmos as melhores com a pequena ajuda destes maravilhosos artistas e suas bandas...

01 - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band - Jimi Hendrix [1967]
Esta cover é famosa pois conta a história que Paul McCartney presenteou Jimi Hendrix com uma cópia do disco Sgt. Pepper’s no dia em foi lançado. Dois dias depois do encontro, os Beatles foram ao show de Jimi em Londres e para a surpresa de todos, Jimi apresentou logo de cara uma cover antológica da música que abre o disco.


02 - With A Little Help From My Friends - Joe Cocker [1968]
A música original cantada por Ringo é um clássico. Entretanto, Joe Cocker impôs seu estilo com uma pegada mais soul e uma verve mais roqueira, tornando a sua versão de With A Little Help From My Friends talvez mais famosa do que a original. (Curiosidade: o primeiro post do 1001 Covers foi justamente sobre esta cover - confira aqui).


03 - Lucy In The Sky With Diamonds - Rita Lee [2001]
A levada bossa nova com toques de sintetizadores feita por Rita Lee caiu muito bem em Lucy In The Sky With Diamonds. É bem comum encontrarmos covers deste clássico em arranjos muito parecidos com a original. Mas Rita Lee colocou sua inventividade mutante para sair do trivial e aproximar Lucy da garota de Ipanema.


04 - Getting Better - Gomez [2001]
Um jeitão de blues misturado ao jazz, R&B e rock. Assim é a banda inglesa Gomez e foi assim, colocando seu estilo, que eles fizeram esta gostosa cover de Getting Better. Destaque para as distorções de guitarra e os arranjos de baixo e percussão.


05 - Fixing A Hole - Hue & Cry [1988]
O Hue & Cry gravou esta bela versão de Fixing A Hole para o disco Sgt. Pepper Knew My Father de 1988 organizado pela revista inglesa NME em parceria com a BBC. É possível perceber que o o duo escocês empregou um estilo jazz-funk-pop, deixando a cover num compasso mais rápido que a música original.


06 - She's Leaving Home - The Flaming Lips ft. Phantogram, Julianna Barwick & Spaceface [2014]
Efeitos sonoros eletrônicos, programação de bateria eletrônica. Nada de instrumentos tradicionais como guitarra, baixo ou bateria. Da mesma forma que original contou com uma orquestra de cordas e nenhum dos integrantes dos Beatles tocaram seus instrumentos, muito provavelmente esta cover foi totalmente programada no computador sem interferência humana. Esta é a She’s Leaving Home do século 21!


07 - Being For The Benefit of Mr. Kite! - Easy Star All-Stars ft. Ranking Roger [2009]
O reggae e o reggaeton dão a tônica desta cover de Being For The Benefit of Mr. Kite! A música original tem uma levada de música de carrossel de parque de diversões antigo. Já esta versão feita pelo grupo Easy Star All-Stars com o cantor inglês de ska reggae punk Ranking Roger segue integralmente os ritmos da terra de Peter Tosh, Bob Marley e Jimmy Cliff.


08 - Within You Without You - Sonic Youth [1988]
Para a gravação original só George Harrison e músicos indianos tocando instrumentos tradicionais da cultura indiana. Resultado final: uma das músicas mais indianas já produzidas no ocidente. Já na cover do Sonic You, distorções de guitarras com várias camadas e uma parede sonora com mais guitarras. Bateria tocada num ritmo de tambores xamanicos. Resultado final: rock cru, música bruta, sem delicadezas. A cover também pertence ao disco Sgt. Pepper Knew My Father de 1988.


09 - When I'm Sixty Four - John Pizzarelli [1998]
O músico e compositor John Pizzarelli gravou uma ótima versão de When I’m Sixty-Four bem ao estilo jazz bebop. Esta cover foi feita para o disco John Pizzarelli Meets The Beatles de 1998 que, além When I’m Sixty Four, contém obviamente somente versões “jazzísticas” de canções dos Beatles. (Confira também uma outra cover de Pizzarelli para I've Just Seen A Face já postada aqui no 1001 Covers)


10 - Lovely Rita - Fats Domino [1968]
A interpretação de Fats é espetacular. Ele conseguiu dar um ritmo mais animado a música empregando seu rock and roll misturado ao tradicional e irrestível rhythm and blues. Se original não poderia ser colocada numa vitrola para animar uma festa, o mesmo não podemos dizer desta cover.


11 - Good Morning Good Morning - The Zutons [2007]
Esta cover foi gravada em 2007 nas comemorações dos 40 anos de Sgt. Pepper’s. A BBC Radio 1 juntamente com o engenheiro dos estúdios Abbey Road reuniram um time ótimos artistas ingleses para reinterpretar as músicas de Sgt. Pepper’s utilizando as mesmas técnicas da época em que o disco foi gravado. Não por acaso essa cover dos Zutons está bem próxima da original.


12 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise) - Cheap Trick [2009]
Esta ótima versão é proveniente do show Sgt. Pepper Live feito em Las Vegas pela banda americana Cheap Trick acompanhado de uma orquestra. Ideia básica do show era reproduzir por completo o clássico dos Beatles ao vivo. E não é que eles conseguiram com méritos!


13 - A Day In The Life - Chris Cornell [2011]
Conta a história que A Day In The Life foi gravada originalmente com 41 músicos de uma orquestra e levou-se pelo 1 mês e meio para ser finalizado. É por isto que esta cover do talentoso Chris Cornell é tão incrível. De posse apenas de sua guitarra acústica e de sua excelente voz, Chris conseguiu replicar com perfeição a música mais bonita de Sgt. Pepper’s, reproduzindo inclusive seus efeitos especiais. Particularmente, nunca vi nenhum outro artista de posse de guitarra e voz fazer o mesmo. A versão a seguir foi apresentada no show de 2011 realizado no festival Maquinaria no Chile. Chris apresentou A Day In The Life outras vezes, em outros shows solo, porém, em minha opinião nenhuma se iguala a esta apresentada em terras chilenas.


Feliz aniversário de 50 anos Sargento Pimenta!

E no Spotify você pode conferir a playlist alternativa para este álbum:

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.