0196 - Act Nice And Gentle - The Black Keys [2004]

Para mim, The Kinks e T-Rex são duas das bandas britânicas mais estilosas que já existiram. Além da pose e atitude, seus bons rocks embalam qualquer momento da vida e qualquer hora do dia. Nunca tiveram a pretensão dos Beatles ou dos grupos de rock progressivo, nem a rebeldia excessiva dos Rolling Stones ou do The Who. Mas são bandas que sintetizam muito bem as décadas de 60 e 70 em letras e melodias.

O Kinks surgiu em 1964 e sobreviveu até 1996. Teve inúmeros integrantes e lançou vários álbuns ao longo da carreira, sendo os irmãos Ray e Dave Davies os únicos membros a permanecerem na banda durante os 32 anos de atividade.


Uma banda contemporânea - e estilosa - que tem muito rock'n'roll & blues para oferecer e vender é The Black Keys. A dupla do estado norte-americano de Ohio foi formada em 2001 pelos colegas Dan Auerbach (vocal e guitarra) e  Patrick Carney (bateria). Vale destacar, ainda, que ambos são multi-instrumentistas. Seus primeiros álbuns continham mais covers do que os últimos trabalhos, aproveitando os poderosos riffs e vocal de Auerbach para dar uma cara de garagem às novas versões. 

Ao regravar uma canção do Kinks, a dupla foi atrás de um lado B lançado no single da clássica Waterloo Sunset (confira a cover dessa música pelo Cornershop aqui no 1001 covers), Act Nice And Gentle. E que ótima versão para honrar o legado do Kinks! A original foi gravada em 1967 e pode ser encontrada também nas faixas bônus de reedições pós-1998 do álbum Something Else By The Kinks, enquanto a cover do Black Keys saiu em Rubber Factory, de 2004. 


The Black Keys concorre em quatro categorias ao Grammy 2011 com o álbum Brothers (2010): Melhor Álbum de Música Alternativa; Melhor Performance de Rock por uma Dupla ou Grupo com vocais (música Tighten Up); Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Rock Instrumental (ambas por Black Mud).

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Gostei do cover, e concorco que Kinks e T-Rex são bandas sensivelmente subestimadas.

    ResponderExcluir