0166 - Teardrop - Elbow [2004]

Formado em 1988 na cidade inglesa de Bristol, o Massive Attack faz um som trip hop que lembra bastante os conterrâneos do Portishead. Em 1998, o trio - atualmente dupla - lançou o terceiro trabalho, Mezzanine, o mais bem-sucedido da carreira do grupo até o momento. É nesse álbum que encontramos Teardrop, música que conta com os belos vocais da escocesa Elizabeth Fraser, do Cocteau Twins.

Teardrop pode ser considerada a música mais famosa do Massive Attack por dois motivos: o excelente videoclipe, dirigido por Walter Stern (responsável por Bittersweet Symphony, do the Verve, entre outros), e o tema de abertura da série House, que usa a parte instrumental de Teardrop.


Formado em 1997, quase uma década depois do Massive Attack, o grupo inglês Elbow pegou a onda do britpop de Manchester, mas só lançou o primeiro álbum em 2001. A cover do Elbow para Teardrop foi gravada para o Live Lounge, da BBC Radio 1, mas quem quiser ter a versão em estúdio é só procurar pelo single de Not A Job (2004), onde a música aparece como lado-B, ou pela compilação Inspired: The World's Greatest Covers, álbum duplo que você pode comprar pela Amazon britânica aqui.

Mas falando da cover, o vocalista Guy Garvey fez um ótimo trabalho ao manter a serenidade da versão original cantada por Elizabeth Fraser. A parte instrumental substituiu a parafernália eletrônica do Massive Attack por guitarras, baixo e uma batida mais forte de bateria. É uma releitura menos triste de Teardrop, mas ainda assim lindamente melancólica.

Postar um comentário

1 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.