0159 - Dancing Days - Stone Temple Pilots [1995]

Led Zeppelin, um dos grandes bastiões do rock. Talvez por isso seja sempre muito bem embrada para covers e já temos dois aqui - com esse três...

Em 1968, Jimmy Page terminava sua carreira no Yardbirds cumprindo um contrato de shows da banda sob o nome de The New Yardbirds, alguns músicos originais da banda, como Jeff Beck, já tinham saido da trupe e Page praticamente montou uma nova banda, mesmo tocando Yardbirds. Nesta nova formação apareceram para tocar (indicado por ex-Yardbirds) Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones.

Logo a banda mudou de nome e o resto é lenda! Como o nome da banda também tem sua lenda:

Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a ideia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada (também poderia ser lida como "lid", que lhe daria outro significado).

O Zeppelin de Chumbo realmente caiu como uma bomba na cena musical no final dos anos de 1960 com suas influências de reggae, blues, funk, soul e jazz.

Em 1973, seu quinto álbum, House Of The Holy (aquele da capa das criancinhas) aparece Dancing Days. Além desta música, outras pérolas da banda aparecem aqui, como outro cover já postado D'yer Mak'er; e The Songs Remains the Same (que deu nome ao documentário gravado na turnê deste disco).


Em 1995 um CD em homenagem à banda - Encomium: A Tribute To Led Zeppelin - trazia covers de bandas (principalmente do "pós-grunge") que mostraram todo seu lado fã do Zepelin. Tracklist:

1.Misty Mountain Hop (Page/Plant/Jones), 4 Non Blondes
2.Hey Hey What Can I Do (Page/Plant/Jones), Hootie & the Blowfish
3.D'yer Mak'er (Page/Plant/Jones/Bonham), Sheryl Crow
4.Dancing Days (Page/Plant), Stone Temple Pilots
5.Tangerine (Page), Big Head Todd and the Monsters
6.Thank You (Page/Plant), Duran Duran
7.Out On The Tiles (Page/Plant/Bonham), Blind Melon
8.Good Times Bad Times (Page/Jones/Bonham), Cracker
9.Custard Pie (Page/Plant), Helmet com David Yow (do Jesus Lizard)
10.Four Sticks (Page/Plant), Rollins Band
11.Going To California (Page/Plant), Never The Bride
12.Down By The Seaside (Page/Plant), Tori Amos com Robert Plant

Entre essas covers, destaco agora uma das minhas preferidas, a do Stone Temple Pilots para Dancing Days. Os Stone Temple Pilots ou STP, formado em 1992 com Scott Weiland nos vocais, os irmãos De Leo na guitarra e baixo e o baterista Erick Kretz.

Lembro de ter visto nos anos 90, na MTV, um especial sobre a banda em que eles diziam ter se inspirado na marca STP (de aditivo automobilístico) e que ficaram tentando encaixar um nome de banda em que a sigla fossea mesma.

No começo, foram muito criticados por ter um som muito próximo do pessoal de Seattle (grunges), mas logo a banda, com seu primeiro cd em 1992, Core, conquistaram sucesso e tiveram até um Acústico MTV em 1994 e as comparações cessaram.

A banda teve altos e baixos, principalmente por conta dos problemas com drogas do vocalista Scott Weiland (que eu não sei realmente como ele não morreu de overdose na época...), os irmãos De Leo decidiram por um fim à banda em 2001, depois do álbum Shangri-La Dee Da (o quinto álbum da banda). Enquanto isso Scott participou de um projeto novo de Slash e outros músicos que partiparam do Guns N' Roses: o Velvet Revolver.

Em 2008 reuniram-se de novo e neste ano de 2010 lançaram um cd que ainda não ouvi...

No ano de 1995 estavam no auge do sucesso, emplacando dois cds de sucesso e em estúdio gravando o terceiro. Nesse período participaram deste tributo ao Led Zeppelin. A música não me parece muito diferente da original, mas gosto bastante na voz de Mr. Weiland, uma das minhas vozes preferidas do rock. Acho essa versão com um quê de sensualidade na voz do Scott, talvez também pelo ritmo quase acústico na qual tocam.

Postar um comentário

2 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Achei muito boa esta versão do Stone Temple Pilots.
    Olha, este disco tributo, Encomium: A Tribute To Led Zeppelin, tem que entrar na seção Cover Records.
    Menina Enciclopédia, como você está? Chegou bem de viagem?
    Abs

    ResponderExcluir
  2. oi, persio! estou em portugal! torci o pé e tive que ficar mais por aqui rs domingo, dia 15 estou em londres se Deus quiser!
    beijos pra todos!

    ah, eu quis fazer um post 2 em 1 rs

    ResponderExcluir