Cover Records - Inspiration - Yngwie Malmsteen [1996]

Quem acompanha a carreira de Yngwie Malmsteen sabe que trata-se de um guitarrista que causa reações apaixonadas (sejam elas contra ou a favor). Se por um lado sua estréia solo em LP Rising Force (1984) literalmente virou de cabeça para baixo o mundo da guitarra, é fato que também sua produção não se mexeu muito desde então, sendo seus lançamentos, basicamente variações sobre o mesmo tema.

Posso dizer, como testemunho pessoal, que tinha uns 13 anos quando escutei seu álbum de estreia na casa de meu professor de violão na época, e isso virou minha cabeça do avesso. Não que ele tenha inventado a mistura da guitarra rock com a música barroca, outros já haviam feito isso, mas ele elevou a coisa vários níveis acima. Além de que, sua habilidade na guitarra era coisa de deixar qualquer um babando.

Porém, o fato é que, como eu já disse, lá se vão 25 anos e a coisa não avançou muito. Isso adicionado do fato que às vezes a opção por 1000 notas por segundo, acaba indo para o lado circense e cansa. Mas, enfim, independentemente de gostos, não há como não reconhecer seus méritos. Em Inspiration, o título já diz tudo: são onze canções de bandas que serviram de inspiração ao jovem Malmsteen no longo e tortuoso caminho das seis cordas. São homenageados guitarristas como Hendrix, Allan Holdsworth (UK), Uli Jon Roth (da melhor formação dos Scorpions, na década de '70), Alex Lifeson (Rush), entre outros. Mas o grande campeão de adoração fica patente, pois nada menos que cinco das onze faixas estão relacionadas a Ritchie Blackmore, guitarrista do Deep Purple e, mais tarde, do Rainbow, e influência confessa de Malmsteen.

Enfim, vale muito a audição para quem cresceu ouvindo os originais ou, talvez, mais para quem ainda não conhece poder ter sua iniciação. Vai aí a lista:

01 Carry On Wayward Son
(Kansas)
02 Pictures of Home (Deep Purple)
03 Gates Of Babylon (Rainbow)
03 Manic Depression (The Jimi Hendrix Experience)
04 In The Dead of Night (UK)
05 Mistreated (Deep Purple)
06 The Sails O Charon (the Scorpions)
07 Demon's Eye (Deep Purple)
08 Anthem (Rush)
09 Child In Time (Deep Purple)
10 Spanish Castle Magic (The Jimi Hendrix Experience)

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. fiquei curiosa pra ouvir essa versão dele pro Kansas, é "música carro-chefe" de Supernatural.
    que bom que voltou a postar!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir